Por que as melhores ideias surgem no chuveiro

INSPIRAÇÃO

Por que as melhores ideias surgem no chuveiro

Date December 11, 2017 12:31

Você provavelmente se lembra de pelo menos um momento quando estava no chuveiro e uma ótima ideia pipocou em sua mente. Você já sentiu algo assim? Você poderia dizer que é uma coincidência, mas os pesquisadores descobriram o contrário.

Em 2012, um estudo foi realizado sobre esse fenômeno no Instituto Nacional de Saúde. Os pesquisadores tentaram examinar o vínculo entre a criatividade e o chuveiro. Em outras palavras, o vínculo entre a criatividade e o meio ambiente como fator desencadeante. Para realizar esse estudo, pesquisadores examinaram a atividade cerebral de improvisadores, como rappers. Eles foram escolhidos porque durante a improvisação, algumas partes do nosso cérebro, que são normalmente inativas, estão ativas.

A parcela que está ativa responde às associações e respostas emocionais. No entanto, durante esse período, o cérebro experimenta um relaxamento das funções executivas. É esse relaxamento que é um fator importante para a criatividade. Um outro componente desempenha um papel importante: é a dopamina que, quando liberada, promove a criatividade.

Por que estamos falando sobre o chuveiro em particular? Essa é uma atividade que promove a liberação de dopamina. Então, quando você está no chuveiro, você está distraído e uma maior quantidade de dopamina é produzida. Esse é o momento perfeito para ter novas ideias e encontrar soluções para problemas que a mente estava lutando para resolver.

Da próxima vez, se você estiver com falta de ideias novas, tome uma ducha e deixe seus pensamentos relaxarem. Talvez o que você esteja procurando desesperadamente te atinja como um raio.

Source : Maxisciences