Como treinar o cérebro para deixá-lo afiado em uma idade mais avançada

Inspiração

Todos sabemos que, com a idade, as habilidades do nosso cérebro tendem a diminuir. Achamos mais difícil completar certas tarefas, nossas reações podem se tornar mais lentas, não conseguimos concentrar nossa atenção em um único assunto por muito tempo etc. Todas essas habilidades dependem de fatores como estilo de vida ou idade. Então, como podemos manter nosso cérebro continuamente ativo e focado? Como podemos neutralizar essa diminuição inevitável de nossas capacidades ou pelo menos reduzi-la? Temos algumas dicas para você.

1. Jogue

Diferentes estudos mostram que os jogos são benéficos para o cérebro. Eles o estimulam e fazem com que as funções cognitivas melhorem. Podemos inclusive conter o envelhecimento da nossa mente. Em termos de atividades divertidas, opte por desafios para o cérebro que trabalhem as diferentes funções cognitivas.

2. Participe de atividades físicas

Se participamos regularmente de atividades físicas, influenciamos nosso cérebro, nossa memória e até mesmo nossas conexões neuronais. Como resultado, os esportes são favoráveis ​​não só para o nosso corpo, mas também para o nosso cérebro. A ideia é manter seu cérebro alerta.

3. Tenha mais interações sociais

Os resultados de um estudo realizado nos Estados Unidos envolvendo 116 mil participantes mostraram que as pessoas que têm mais interações sociais e passam muito tempo com amigos ou com outras pessoas são mais ativas e sofrem menos com o declínio cerebral. Ao desfrutar de uma vida social mais ativa, as pessoas sentem-se menos sozinhas e podem até viver mais.

4. Desenvolva uma visão positiva do mundo

É bastante conhecido que as pessoas positivas experimentam menos estresse na vida. Como resultado, elas são capazes de processar novas informações ou mudanças com maior facilidade. Além disso, suas emoções positivas reduzem o risco de desenvolver distúrbios cognitivos.

5. Durma o suficiente

Ter horas suficientes de sono por dia é essencial para que o corpo funcione corretamente. O sono ajuda a melhorar nossa concentração e fortalece nossa memória. Geralmente, é recomendado para um adulto dormir de 7 a 8 horas por dia.

Nosso funcionamento cognitivo depende do nosso modo de vida. Quanto mais ativos somos, temos menos probabilidade de ver nossas funções cognitivas diminuírem. Siga estas dicas para se manter em boa forma física e mentalmente.

Fonte: Happyneuron