Dicas para preservar o pão por mais tempo e evitar o aparecimento de mofo

Inspiração

O aparecimento de mofo é desagradável e pode estragar o pão que você acabou de comprar. Se você não quiser jogar comida e dinheiro no lixo, é necessário aprender, e colocar em prática, algumas dicas que ajudarão o pão a durar mais tempo, especialmente se você compra pão e baguetes regularmente.

1. Congelar

Esta dica é provavelmente a mais conhecida. Quando você comprar pão fresco, separe o que vai comer durante a refeição e congele o restante. O pão ficará mais bem preservado no congelador e pode ser consumido mais tarde, depois de descongelado naturalmente ou no micro-ondas.

Ekaterina Balandina / Shutterstock.com

2. Embalar bem

Antes de você começar a comer o seu pão, certifique-se de que embalou devidamente o restante. É importante que o pão permaneça em um saco de papel e que fique bem fechado para que o ar não entre. É, especificamente, o ar que estraga o pão e favorece o aparecimento de mofo.

3. Retardar o processo de secagem

Você pode desacelerar a tendência do pão a ressecar e endurecer colocando um torrão de açúcar, uma fatia de maçã ou um pedaço de aipo no saco de pão ou no recipiente porta-pão. Essa dica pode ser considerada por muitos como um conto do vigário, mas é muito eficaz.

Adam J / Shutterstock.com

4. Escolher o lugar e a temperatura certos

O pão não pode ser mantido  em qualquer lugar. Se você quiser que o seu pão permaneça comestível por mais tempo, mantenha-o em local seco e escuro. Além disso, a temperatura ideal para mantê-lo fresco é estimada entre 14 e 18 graus. Também é importante evitar a umidade.

STUDIO GRAND OUEST / Shutterstock.com

5. Fazer a escolha certa

Sempre que for à padaria, faça a escolha certa: ou compre apenas o que você vai comer, para não acabar jogando as sobras fora, ou compre o pão sem que este esteja completamente assado. Você pode terminar de assá-lo no forno de sua casa e na quantidade necessária. Alternativamente, tenha em mente que pão de centeio, de trigo e as baguetes duram mais.

Preste atenção ao consumo e à preservação do seu pão e evite o aparecimento de mofo. Sempre que possível, compre pão em pequenas quantidades e somente o necessário para a próxima refeição, de modo que você sempre tenha pão fresco.