Orelhas coçando: veja de onde este problema surge e como tratá-lo

É difícil para você evitar coçar seus ouvidos? Infelizmente, este é um problema que pode ser encontrado em qualquer idade e qualquer momento. No entanto, achar uma maneira de se livrar disso depende principalmente da causa da coceira. De qualquer forma, nunca é uma boa ideia colocar objetos em seus ouvidos para coçar o seu interior, pois você pode se cortar ou danificar seu ouvido interno.

Para identificar a causa do problema, considere as seguintes possibilidades:

1. Acúmulo de cera

Seu corpo limpa as células mortas da pele e a sujeira dos seus ouvidos, e isso resulta na cera. Mas quando há um acúmulo muito grande dessa substância cerosa, suas orelhas podem coçar. Para eliminar este problema, recomenda-se que você tente aplicar medicamentos próprios em gostas que não necessitam de receita médica (mas nunca use um cotonete!). Se isso não ajudar, consulte seu médico.

2. Diferentes infecções

Por vezes, orelhas coçando podem ser um sinal de infecção. Bactérias e vírus são muitas vezes a causa dessas infecções que normalmente ocorrem quando você tem resfriado, gripe ou alergia. Neste caso, há apenas uma saída possível: tratar a infecção. Dessa forma, o recomendado é se consultar com seu médico, que vai te receitar medicamentos específicos para o problema ou um tratamento antibiótico.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cuidado! Você adora usar cotonetes para limpar os ouvidos? Essa atitude pode te deixar surda

3. Alergias na pele

A coceira da pele dentro de seus ouvidos pode ser causada por uma reação alérgica que, por sua vez, pode ser causada por cosméticos (spray para cabelo ou shampoo) ou pelo uso de objetos feitos de níquel (brincos), plástico, borracha ou metal que você colocou em suas orelhas. Para pôr fim a este problema, descubra a qual item você é alérgico e simplesmente pare de usá-lo. Além disso, você pode conversar com seu médico para que ele prescreva uma pomada com esteroides para parar com a coceira.

4. Alergias alimentares

Se você tem rinite alérgica ou alergia ao pólen, suas orelhas podem coçar ao consumir certas frutas, vegetais ou castanhas. Este problema é conhecido como síndrome de alergia oral e você pode percebê-lo durante a temporada de alergias. Na maioria dos casos, o problema desaparece por conta própria.

5. Eczema ou psoríase

Se você sofre dessas condições de pele, você também pode enfrentar o problema das orelhas coçando. É possível tratá-las com medicamentos otológicos.

6. Limpeza inadequada das orelhas

Colocar cotonetes em seus ouvidos pode inflamar o canal auditivo e provocar prurido. Alfinetes de cabelo, fósforos e dedos também podem causar isso e, assim, facilitar o surgimento de infecções.

Esperamos que essa informação seja útil para você saber como reagir se encontrar esses mesmos problemas no futuro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Caspa ou seborreia? Qual a diferença entre as duas condições e como tratá-las!


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.