NEM todas as frigideiras servem para cozinhar o mesmo alimento e é MUITO provável que vo

INSPIRAÇÃO

NEM todas as frigideiras servem para cozinhar o mesmo alimento e é MUITO provável que você a esteja utilizando erroneamente

Date July 5, 2017 14:42

A frigideira é um dos itens básicos na cozinha. Se você usa uma de boa qualidade, pode durar muito tempo...a menos que não o faça corretamente.

Também não é um assunto muito complicado, simplesmente não se deve usar a mesma para tudo. Basicamente, as frigideiras devem ser usadas para fritar, não para assar. Para que você conheça um pouco mais sobre este utensílio, te deixamos os tipos de frigideiras e suas características:

1. Frigideira de teflon:

São as mais utilizadas, seu objetivo é que os alimentos não grudem. Devem ser usadas para cocções suaves e não em altíssimas temperaturas. São ideais para fazer ovos mexidos, torta espanhola ou verduras. Devem ser trocadas a cada certo tempo pois vão perdendo sua camada antiaderente.

2. Frigideiras de cerâmica

Permitem uma cocção mais uniforme dos alimentos. Podem ser usadas para grelhar alimentos. Seu acabamento é mais delicado que as de teflon, são mais caras, mas mais fáceis de limpar.

3. Aço inoxidável

Sem dúvidas estas são as melhores (também as mais caras), não possuem revestimento e aguentam temperaturas altíssimas. Distribuem e guardam melhor o calor, são ideais para grelhar. Se forem cuidadas corretamente duram muitos anos. É preciso colocar óleo para formar uma camada de proteção.

- O que cozinhar na frigideira? -

1. Saltear

Se utiliza este método com alimentos pequenos como pedaços de verduras, carne, frango ou para moluscos.

2. Fritar

Muita gente frita erroneamente os alimentos. A fritura mal realizada multiplica as calorias do que comemos. O óleo deve estar suficientemente quente para cozinhar o alimento por dentro e dourá-lo por fora. A temperatura ideal do óleo deve ser de 180 ou 190 graus. Veja, o azeite NUNCA deve fumegar.

3. Grelhar

É uma das técnicas mais saudáveis. Deve ser usada em uma frigideira de aço inoxidável. A regra é: pouco óleo e alta temperatura.

Como cuidar das frigideiras?

- Antes do primeiro uso, lavar com água e sabão. Aplique uma fina camada de olho antes de cozinhar.

- Evite colocar a frigideira quente sob a torneira de água fria. Se o fizer, ela irá se deformando.

- Use sempre instrumentos de madeira ou plástico para não danificá-la.

- Ao lavá-las usar esponjas suaves. As esponjas duras ou metálicas danificam o revestimento.