Você gostaria de saber como será o seu futuro bebê? Aqui te daremos o guia perfeito!

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Você gostaria de saber como será o seu futuro bebê? Aqui te daremos o guia perfeito!

Date July 10, 2017 16:12

Uma das maiores incertezas para alguns futuros pais é a aparência do seu bebê. E talvez parecesse impossível saber disso, seria como prever o futuro. Mas, o mais incrível é que realmente se pode saber, é apenas um jogo de genética e probabilidades. Não é tão complicado como parece e realmente é muito divertido. Aqui vamos te explicar:

Shutterstock

Questão de genética

A primeira coisa que devemos entender é que no nosso código genético há dois tipos de genes: os dominantes e os recessivos. Obviamente os genes dominantes são os que têm maior probabilidade de herdar certos traços físicos. Os genes dominantes são os encarregados da cor da pele, olhos e cabelos escuros, um nariz grande, lábios grossos e barba espessa. Por outro lado, os genes recessivos se encarregam da cor dos olhos, pele e cabelos claro e principalmente ser canhoto.

Para entender melhor esta ideia de genes dominantes e recessivos, podemos ver os seguintes exemplos:

Os olhos

Também podemos prever um pouco a cor dos nossos olhos e sua probabilidade de que sejam assim. Começamos dizendo que, se os pais têm olhos da mesma cor, por exemplo, ambos têm café ou verde, haverá 75% de chance de que o bebê tenha essa mesma cor. Exceto se ambos os pais têm olhos azuis, pois então haverá 99% de probabilidade de que o bebê também tenha seus olhinhos azuis.

O resto das possíveis combinações podem ser observadas na seguinte tabela:

Assim já podemos ter uma melhor ideia de como será o nosso bebê, mesmo nos lembrando de que o importante é enchê-lo de amor e ser saudável.