Sete problemas revelam o dano que o estresse causa no corpo

Estar em constante estresse não só pode afetar nossa vida, também tem consequências graves para o organismo. Estas são os sete principais sinais que o corpo envia para indicar que você vive sob constante ansiedade:

1.Problemas na pele

Problemas como pele avermelhada e até eczemas são comuns em pessoas que sofrem de estresse crônico, já que debilita e deixa a pele mais sensível.

2. Perda de cabelo

O estresse quebra o ciclo natural do cabelo, o que reduz sua etapa de crescimento e causa uma perda extrema.

As áreas afetadas podem ser algumas ou abranger a cabeça por completo. Esta queda não é imediata, ela ocorre aproximadamente três meses depois dos episódios de estresse.

3. Estar constantemente doente

Um aumento nos níveis de citocinas torna as pessoas mais doentias, isto devido ao fato de ser uma substância que afeta o sistema imunológico, provocando um caos na forma em que os glóbulos brancos atuam.

4. Memória ruim

Excesso de estresse é sinônimo de memória ruim, já que aumenta a produção de glicocorticoides no cérebro, os quais danificam a capacidade deste órgão para armazenar dados.

O curioso é que eventos traumáticos quase sempre são lembrados, posto que previnem o cérebro de possíveis perigos no futuro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O que acontece com o corpo quando o estresse começa a dominar nossa vida

5. Constantes mudanças de peso

Se estressar por não conseguir baixar de peso poderia ser a causa principal dele, já que os hormônios segredados em períodos de estresse, como a adrenalina e o cortisol, têm sérias consequências no apetite.

6. Fortes dores de cabeça

A constante tensão que as pessoas fazem nos músculos dos ombros e pescoço provoca a contração dos vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo do sangue que vai ao cérebro e desencadeia uma forte dor de cabeça. Além disto, é possível ter dificuldade para conciliar o sono, irritação à luz e ao ruído.

7. Dores estomacais

Espasmos e um aumento nos ácidos do estômago são consequências comprovadas do estresse. Isto causa dor, náuseas, vômitos e um intestino irritado que terminará em uma prisão de ventre ou diarreia.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: ntenda por que o stress faz você engordar e o que você pode fazer para não cair nessa


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.