10 perguntas que toda pessoa que está pensando em divórcio deveria se fazer

Família & Crianças

July 18, 2017 16:24 By Fabiosa

Um divórcio é um dos acontecimentos mais difíceis da vida. Toda a ilusão do “felizes para sempre” se desfaz. Você fica estressado, esgotado e deprimido. Sua vida muda por completo. Por isso, se está considerando se divorciar, estas são as questões que, segundo os especialistas, você deve se perguntar antes de chegar a uma decisão final.

1. Já disse o que te incomoda na relação?

A comunicação é vital. Você deve expressar com sinceridade tudo o que sente. Com amabilidade, peça ao seu cônjuge que te escute atentamente e depois ele ou ela terá a oportunidade de expor seu ponto de vista.

2. Foi deixado claro o papel de cada um na relação?

Vocês devem decidir que papel cada um assumirá e como devem se comportar. Não se deve deixar levar pelos estereótipos de que é “o que uma esposa ou um esposo devem fazer”. Ambos têm que decidir como se comportarão, que papéis terão e quais são os limites.

3. Qual seria a forma de salvar seu casamento?

É recomendável que você e seu cônjuge escrevam separadamente uma lista das coisas que consideram possíveis para salvar o casamento. Depois, compartilhe-as!

4. Você ficaria mais feliz sem o seu cônjuge?

Coloque em uma balança o bom e o ruim. O que pesa mais? Reflita profundamente se o bom pode compensar o ruim.

5. Ainda lhe ama?

Esta é uma pergunta muito delicada, já que o amor, infelizmente, não é tudo o que se precisa para salvar uma relação.

6. Quais são seus principais temores se tomar a decisão de se divorciar?

Muitas pessoas têm medo de ficar sozinhas ou não encontrar um novo amor. Pense muito bem se teme alguma coisa que possa acontecer depois do divórcio.

7. Você acha que o divórcio arruinará sua imagem ou autoestima?

Se você está chegando a um ponto em que considera acabar com o seu casamento, pode ser que se sinta fracassado ou como que falhou em algo e leve para o lado pessoal. Um casamento bem-sucedido é questão de dois. Pense no futuro não no que já passou.

8. Como explicar o divórcio aos filhos e como lidar com a situação depois? (Caso tenha)

Isto é particularmente difícil. Ambos sempre serão pais dos seus filhos. Pense como comunicaria seus filhos sobre a sua decisão e qual seria a melhor maneira de afrontar-lhes caso aconteça. Lembre-se que os filhos não são uma desculpa para manter um casamento em que você é infeliz.

9. Como você enfrentaria os problemas econômicos que poderão surgir em caso de divórcio?

Poupe dinheiro, já que você pode passar por dificuldades econômicas.

10. Já pensou como lidaria com as tarefas cotidianas das quais seu cônjuge se encarregava?

Coisas tão cotidianas e simples como ir ao supermercado, estar responsável pelas contas e ir às reuniões escolares. Muitas vezes nos esquecemos dessas pequenas coisas.

11. O que você deveria fazer para evitar cometer os mesmos erros mais adiante?

Os problemas conjugais não vêm só de um lado. Ambos são responsáveis. Pense em como poderia ter contribuído ao fracasso da relação, se examine, reflita e recorde das suas falhas para não voltar a cometê-las no futuro.