Nove causas da perda de apetite que provavelmente você desconhece, e que deve prestar atenção!

Inspiração

July 18, 2017 16:22 By Fabiosa

A perda de apetite é algo que não costumamos dar muita atenção. No entanto, se se converte em algo constante é necessário buscar as causas e tratá-las. A seguir lhes explicaremos as nove causas mais comuns para a falta de apetite. Em alguns casos será necessário procurar um médico, já que pode ser sintoma de uma doença.

1. Calor excessivo

As altas temperaturas podem fazer com que algumas pessoas vivenciem a perda de apetite. A causa mais comum disso é a desidratação, por isso é necessário aumentar a ingestão de líquidos para compensar qualquer perda através do suor.

2. Estresse

O estresse ativa a “resposta de luta” do corpo, um monte de hormônios liberados que elevam a pressão arterial e a frequência cardíaca, alterando a circulação. Estes hormônios também desaceleram o sistema digestivo. Isto é causado sobretudo pela adrenalina.

3. Problemas de tireoide

medistock/Shutterstock.com

A glândula tireoide, situada no pescoço, é responsável por produzir hormônios que controlam o metabolismo. O hipotireoidismo leva à perda de apetite, cansaço, sensibilidade às baixas temperaturas e o aumento de peso. A perda de apetite não é o principal sintoma do hipotireoidismo, mas poderia estar presente.

4.Medicamentos

Uma série de medicamentos com prescrição podem suprimir o apetite, incluindo alguns antidepressivos e de tratamento contra o câncer. Se você está tomando medicamentos e passa por uma perda significativa de peso, consulte seu médico.

5.Depressão

Stock-Asso/Shutterstock.com

As pessoas com depressão frequentemente perdem interesse nos alimentos. Por isso, se você apresentou pouca disposição durante um período de tempo longo, assim como perdeu o apetite, é sinal de que pode ser algo além de uma simples tristeza. A fome em excesso também pode ser sintoma de depressão. Em ambos casos é melhor consultar seu médico.

6.Infecção por parasitas

A giardíase é uma rara infecção parasitária do sistema digestivo que causa cãibras, náuseas, indigestão, fadiga e perda de apetite. Constantemente está relacionada a beber água contaminada e pode ser transmitida de pessoa para pessoa. A diarreia é o sintoma mais comum da giardíase.

7.Doença intestinal

As doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa ou a doença de Crohn, causam inflamação no intestino. Os sintomas incluem cãibras estomacais, diarreia, fadiga, anemia e perda de apetite. A maioria dos enfermos desenvolve as doenças no início da idade adulta e a causa ainda não é conhecida em muitos casos.

8.Falta de adrenalina

A doença de Addison, também conhecida como hipoadrenalismo, é uma doença rara que afeta as glândulas suprarrenais, as quais são responsáveis por produzir hormônios como a adrenalina. Frequentemente é confundida com outras doenças que apresentam os mesmos sintomas: fadiga, perda de apetite, fraqueza muscular e aumento de sede. Os pacientes têm que fazer uso de reposição hormonal pelo resto da vida.

9. Pode ser viral

phugunfire/Shutterstock.com

A perda de apetite é um dos sintomas da hepatite, uma infecção viral do fígado, junto com dor abdominal, febre alta, dor muscular, articular e icterícia. A hepatite C é o tipo mais comum, normalmente se transmite apenas através do contato com o sangue. Por outro lado, a hepatite A e E são transmitidas através do consumo de alimentos e bebidas contaminadas.

Agora que já conhece as causas, se apresentar outro sintoma, o melhor seria consultar um profissional de saúde. Cuide do seu corpo!


É importante deixar claro que TODA a informação contida no Perfeito Guru tem um fim exclusivamente INFORMATIVO, e que em nenhum momento deve ser considerada como assessoria, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deixe de procurar um médico, nem demore em buscar assistência médica por algo que tenha lido neste site.