Pesquisa indica que filhos de pais com mais de 40 anos serã

Pesquisa indica que filhos de pais com mais de 40 anos serão mais inteligentes, mas correrão maior risco de apresentar doenças

Saúde e Estilo de Vida

September 1, 2017 10:53 By Fabiosa

Cada vez mais são os homens e as mulheres que se tornam pais depois dos 40. Enquanto para as mulheres isso traz diversos problemas que todos já conhecemos devido à fertilidade, você sabia que nos homens também existem certas vantagens e desvantagens? Aqui te listamos algumas:

As vantagens:

-Inteligência

De acordo com uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos, os homens que são pais depois dos 40 têm filhos mais inteligentes. Isto devido ao fato de, nesta idade, tenderem a estar mais focados nos seus interesses, carreira e finanças. Dizem que este tipo de inteligência é transferida aos filhos, além disso, é mais provável que lhes ofereçam um melhor estilo de vida e educação pela sua estabilidade econômica.

-Longevidade

As crianças com pais acima dos 40 anos vivem mais! Isto é por nascerem com telômeros compridos (os extremos protetores que tampam uma fibra do DNA).

Peter Bernik // shutterstock

Desvantagens:

-Bebês prematuros

De acordo com um estudo realizado em 2005, é mais provável que um bebê nasça prematuro se o pai tem mais de 40. Isto devido a uma condição chamada “Efeito placentário paterno”.

-Mutações genéticas

Depois dos 47 anos, o risco de sofrer mutações genéticas como Síndrome de Down é duplicado.

Lopolo // shutterstock.com

-Autismo

Um estudo publicado em 2006 pelo Arquivo de Psiquiatria Geral descobriu que os bebês nascidos de pais com mais de 40 anos têm um risco seis vezes maior de sofrer de autismo que os bebês com pais abaixo dos 30 anos.

-Câncer

De acordo com alguns estudos, as crianças concebidas por homens com mais de 40 anos têm uma probabilidade 14% maior de ter leucemia e acima de 70% de ter tumores cerebrais.