Especialistas mostram quais são os assentos mais seguros em sete meios de transporte dife

INSPIRAÇÃO

Especialistas mostram quais são os assentos mais seguros em sete meios de transporte diferentes

Date 27 de julho de 2017

Quando você pega qualquer meio de transporte, na maioria das vezes pensa sobre a comodidade. No entanto, não deveria se esquecer da segurança, porque cada veículo tem assentos onde há menos probabilidades de que você saia ferido durante um acidente.

A seguir apresentaremos uma lista destes assentos em sete meios de transporte diferentes, cuja segurança foi determinada graças a diferentes estudos e análises que foram realizados à respeito.

Automóvel

  • Assentos seguros: atrás do motorista e no meio do banco traseiro, posto que esta é a parte do carro que é menos propensa a sofrer uma deformação durante um choque frontal.
  • Assentos perigosos: ao lado do motorista, porque quando ocorre um acidente, por reflexo ele tenta se esquivar e a pessoa sentada ao seu lado correrá perigo.

Van

  • Assentos seguros: aqueles localizados na direção contrária da viagem, porque há menos possibilidades de bater sua cabeça contra a parte de trás do banco quando ocorrer uma frenagem inesperada.
  • Assentos perigosos: ao lado das janelas e portas, visto que os vidros quebrados podem te machucar em um acidente. Da mesma forma que um automóvel, o melhor é evitar assentos no lado do motorista.

Trólebus

  • Assentos seguros: na fila à direita do corredor (em caso de condução na mão direita), porque o transporte que vem na direção contrária se move à esquerda e então existem menos possibilidades de sair feridos. Os assentos no meio do trólebus, localizados com as costas na direção da viagem, também são considerados seguros.
  • Assentos perigosos: como nos micro-ônibus, é melhor evitar os assentos ao lado das janelas e portas para não sofrer ferimentos com os vidros.

Ônibus de cidade

  • Assentos seguros: aqueles que se encontram mais à direita do que no meio do ônibus, e localizados no sentido da viagem, já que estão mais distantes que os demais do tráfico vindouro.
  • Assentos perigosos: as primeiras duas filas de assentos, já que objetos estranhos e fragmentos de lixo geralmente entram através do imenso para-brisa. O mesmo se aplica a lugares ao lado de janelas e portas. As filas traseiras de bancos são perigosas em caso de choque contra a parte traseira do ônibus.

Trem

  • Assentos seguros: os mais próximos do meio do trem. É melhor escolher o quinto ou sexto vagão, já que em uma colisão os primeiros e os últimos vagões podem amassar ou sair dos trilhos.
  • Assentos perigosos: assentos na direção do destino e no primeiro e último vagão do trem.

Barco

  • Assentos seguros: na parte de cima e nas cabines mais próximas a ela, visto que a parte superior do barco é a última a se afundar.
  • Assentos perigosos: as cabines inferiores, já que em caso de uma perfuração seriam inundadas primeiro e ficaria muito mais complicado de sair dali.

Avião

  • Os especialistas ainda não se decidiram sobre qual parte do avião é a mais segura. No entanto, a maioria concorda que a parte traseira do avião é mais segura que as primeiras filas da frente.Apesar de tudo que foi dito, o mais importante é manter a calma, recordar os princípios de segurança e seguir as regras de direção e outras, além de manter um bom comportamento no transporte público. Assim, as probabilidades de que aconteça um acidente serão reduzidas ao mínimo.