Três desculpas muito comuns que os pais utilizam para justificar o mau comportamento dos seus filhos

Família & Crianças

August 8, 2017 11:40 By Fabiosa

O amor que os pais têm pelos filhos faz com que em algumas ocasiões busquem desculpas para justificar seu mau comportamento. No entanto, mais para lá de ajudar, isto piora sua conduta e é algo que se agrava com o passar dos anos.

Chegou a hora de você se dar conta que são só isso, desculpas, e que é necessário focar na educação e criar os filhos para que se tornem adultos bem-sucedidos e de bem.

Aqui te deixamos as três piores e mais comuns desculpas que os pais utilizam para justificar o mau comportamento dos filhos:

“São só crianças”

É talvez a mais usada. É fato que as crianças ainda não têm consciência de algumas coisas e devemos deixá-las aproveitar suas vidas, mas também devemos estabelecer limites. Na infância é quando devemos ensinar as crianças a diferenciar o certo do errado e assim dar valores. Se não lhes impõe limites desde a infância, crescerão sem saber quais são os comportamentos adequados e os que não são. Não use esta desculpa para olhar o outro lado e ser permissivo, é o momento perfeito para educá-los e criar pessoas de bem.

“Elas são assim nessa idade”

Há pais que dão desculpas com frases relacionadas à idade das crianças: “é que nesta idade elas são terríveis”, “tem dois anos”, “elas são assim na adolescência”. É verdade que há idades que podem ser mais complicadas que outras, mas não é uma boa ideia se desculpar com estes pensamentos para não impor limites aos seus filhos. Independentemente da idade que tenham, é importante que as crianças aprendam que toda ação terá uma consequência.

“É que ele tem problemas”

“É que ele é muito inquieto”, “É que ele é muito nervoso”, há ocasiões em que os pais não encaram os problemas dos filhos e, o pior de tudo, é que as crianças crescem justificando seu mau comportamento desta maneira também. Embora seja verdade que há razões inevitáveis para que as crianças não se comportem bem (como o TDAH), se desculpar com isto para não encontrar soluções não ajuda em nada.

Tire as desculpas da sua mente e encare a realidade para criar crianças exemplares, com bons valores e responsáveis pelos seus atos. Você se identificou com alguma delas?