Por que gostamos de escutar músicas tristes? Conheça a razão e as 10 músicas mais tristes

Família & Crianças

August 11, 2017 11:21 By Fabiosa

Quando nos sentimos deprimidos, sós e melancólicos, adoramos escutar músicas que nos façam chorar ainda mais que antes. Você já parou para pensar por que o homem, quando se encontra mergulhado na tristeza, procura se lembrar ou incitar situações ainda mais lúgubres e deprimentes?

arvitalyaa/Shutterstock 

Para responder esta pergunta, a Universidade de Berlim realizou uma pesquisa com pessoas de várias partes do mundo para tentar determinar a causa deste fenômeno que acontece com qualquer ser humano, sem importar sua raça, cultura, nacionalidade, gostos musicais, gêneros...

No fim do estudo, concluíram que quando escutamos música melancólica, nosso estado de ânimo melhora porque, de alguma forma, obtemos uma espécie de consolação.

pixs4u/Shutterstock 

De acordo com a pesquisa, ao escutar músicas deprimentes nos sentimos nostálgicos, pacíficos e tranquilos, ou seja, canalizamos a tristeza. Além disso, a música triste alimenta a nossa imaginação e acalma as nossas emoções graças à empatia que sentimos quando escutamos. Em outras palavras, adoramos escutar a música sobre a dor que uma pessoa sente quando se separa de alguém porque nos sentimos identificados, pois esse indivíduo, alguma vez, sentiu o mesmo que nós.

JN-chantalao/Shutterstock 

Da mesma forma, a pesquisa concluiu que também gostamos de escutar este tipo de música quando estamos em um estado emocional estável devido ao fato de nos ajudar a compreender nossas próprias emoções e sentimentos sem experimentar sentimentos negativos.

A. and I. Kruk/Shutterstock 

Na Grã Bretanha, o produtor musical David King também realizou um estudo, mas neste caso para determinar as 10 músicas mais tristes de todos os tempos. Durante o andamento da pesquisa, nove em cada 10 mulheres admitiram ter chorado quando escutaram as músicas que apresentaremos a seguir e sete a cada dez homens também:

1. "Without You" de Harry Nilsson

Getty Images 

Ele foi um famoso músico estadunidense que ganhou dois prêmios Grammy. A música mais triste de toda sua discografia foi “Without You”, que em português seria “Sem você".

2. "Seasons in the Sun" de Terry Jacks

Embora seja a versão em inglês de uma música francesa, “Seasons in the Sun” (ou “Estações no Sol”) de Terry Jacks conseguiu que o cantor alcançasse o sucesso mundial. Ele vendeu mais de 10 milhões de álbuns ao redor do mundo.

3. "Fix You" do Coldplay

Getty Images 

A famosa banda inglesa de rock compôs e produziu a música “Fix You”, ou “Te consertar” em português. Se vocês escutarem a letra, entenderão por que é considerada uma das músicas mais deprimentes da história.

4. "My Heart Will Go On" de Celine Dion

A cantora canadense definitivamente fez milhões de pessoas do mundo todo chorar com a música que foi tema principal do filme “Titanic”. “Meu coração continuará” não para de nos lembrar o triste romance ocorrido sobre o grande navio que afundou.

5. "Hallelujah" de Leonard Cohen

Getty Images 

A versão original da música “Aleluia” foi composta e interpretada pelo reconhecido músico Leonard Cohen. Nem precisa dizer que houve mais de 80 versões dessa música e que cada uma delas nos faz chorar da mesma forma que a primeira.

6. "Nothing Compares 2 You" de Sinéad O'Connor

Lançada em meados nos anos oitenta pelo cantor Prince, “Nada se compara contigo” ficou reconhecida a nível mundial quando a artista irlandesa Sinéad O’Connor lançou sua própria versão nos anos 90.

7. "I Will Always Love You" de Whitney Houston

Getty Images 

Definitivamente, a música que mais nos faz lembrar da excelente cantora Whitney Houston é “Te amarei para sempre".

8. "The Living Years" de Mike & The Mechanics

Em 1988, a banda britânica Mike & The Mechanics lançou a triste canção “Os anos que vivemos”, que também é o nome do álbum a que pertence.

9. "Candle in the Wind" de Elton John

Getty Images 

“Vela ao vento” é uma música que o membro dos Beatles interpretou e lançou no mercado musical em comemoração à Marilyn Monroe, mas foi escrita por Bernie Taupin.

10. "Everybody Hurts" de R.E.M.

A famosa banda britânica R.E.M lançou em 1992 a música “Todos nós sofremos” dentro do álbum “Automatic for the People (ou “Automático para as pessoas”). Certamente, esta é uma música que nos dá muito pesar, frustração e pena.

Você está de acordo com a lista? Quais músicas você acha que são as mais tristes em português?