Encontraram esta estátua no fundo do mar que era um lar de animais

Inspiração

August 15, 2017 10:25 By Fabiosa

Em ocasiões, os maiores descobrimentos acontecem por acaso. Foi assim como encontraram uma monumental estátua da antiga Grécia na costa da Croácia. Escondida no fundo do mar, a grande escultura se converteu em um descobrimento histórico cheio de vida...e, de fato, já tinha um grande ecossistema no seu interior.

Croatian Conservation Institute

Este é o Apoxiomeno da Croácia, uma escultura de bronze de quase dois metros de altura de um atleta se limpando depois da competição. Ela foi encontrada por acaso por um turista viciado em mergulho, René Wouters, em 1999. Já resgatada, foi submetida a um longo processo de análise e restauração para que pudesse ser apresentada ao público até 2006.

Croatian Conservation Institute

O atleta estava quebrado e no seu interior havia algas, até frutas e ninhos de pequenos animais que tinham feito dele o seu habitat. E, apesar de tudo, era uma das esculturas deste tema mais bem conservadas.

Depois de várias análises, dataram Apoxiomeno entre os séculos I e II a.C. Acredita-se que ele chegou ao mar croata durante o Império Romano, possivelmente por causa de uma tormenta que virou o barco onde era transportado.

Croatian Conservation Institute

Foi preciso muito cuidado e atenção para restaurá-lo no seu estado original e hoje ele reside no seu próprio museu, o Museu de Apoxiomeno em Mali Losinj, aberto recentemente. Depois de percorrer o mundo, finalmente este atleta descansa onde pode ser admirado como merece.

Croatian Conservation Institute

Fotos: Croatian Conservation Institute