Oito valiosos conselhos para mães solteiras, porque sabemos

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Oito valiosos conselhos para mães solteiras, porque sabemos que a criação dos filhos não é simples

Date 26 de setembro de 2017

A criação dos filhos nem sempre é uma tarefa simples. Encontrar vias de comunicação adequadas e um apoio constante do núcleo familiar são fatores importantes. É por isso que normalmente assumimos que os filhos meninos de mães solteiras podem ter algumas dificuldades no seu desenvolvimento, mas não tem por que sem assim. Através de alguns conselhos de mulheres que passaram por esse processo, é possível desenvolver sistemas de apoio que consigam consolidar o guia adequado para cada menino.

1. A imagem do pai.

É recomendável não converter o pai em uma espécie de mito que não se fala muito. Pelo contrário, alguns especialistas recomendam falar abertamente com o menino, para que ele mesmo crie os pensamentos adequados, que tem ou teve pai, mas que agora não está com ele. É fundamental aceitar a realidade e abrir amplas e suficientes vias de comunicação.

2. A imagem da mãe.

É importante que a mãe mostre ao seu filho a fortaleza que ela é. Uma mulher se queixando constantemente de um homem ausente pode gerar na menino uma ideia errônea. É recomendável dar o exemplo e que ele se dê conta que uma mulher é capaz de fazer o mesmo que um homem.

3. O lugar dele.

Não é bom encher o menino de problemas que não são dele. Há uma diferença essencial entre o menino e o homem da casa, por isso tem que dar o seu lugar, procurando que ele entenda que tem deveres e responsabilidades que não substituem os do seu pai.

4. Não comparar.

Se o menino tem irmãs, é possível que se sinta excluído ou isolado diante de algumas situações. Então, é muito importante entender que ele tem um processo diferente do das suas irmãs, por isso compará-los não tem muito sentido. É fundamental reconhecer as diferenças e aprender com elas.

5. As figuras masculinas.

As crianças precisam de modelos masculinos para depositar expectativas e perspectivas essenciais ao seu desenvolvimento. Eles podem crescer sem pai, mas não sem homens. Por isso, também é conveniente que ele passe um tempo com seus amigos, já que com eles entenderá muitas coisas que acontecem.

6. Atividades fora da escola.

Os grupos de escoteiro poderiam ser uma boa opção. Os meninos precisam sentir que pertencem a um grupo e, se estão rodeados de natureza e atividades que parecem emocionantes, melhor. Não é preciso ter medo dos passeios que este tipo de grupo organiza, como as caminhadas pai/filho, ao contrário, é o cenário perfeito para mostrar sua fortaleza e valentia como mãe.

7. Não criar pensamentos negativos para com os homens.

Ainda que você tenha argumentos suficientes para não ter uma imagem muito positiva dos homens, não descuide do seu objetivo principal: ensinar ao seu filho ser um bom homem. Para isto é essencial que ele não cresça escutando constantemente os erros que os homens cometem.

8. Mamãe não é homem.

Finalmente, é fundamental reconhecer que você, mãe, nunca será homem. Parece muito óbvio, mas nem sempre é algo simples de assimilar. É importante reconhecer as diferenças e não assumir que temos o controle e as respostas para tudo.

Você tem alguma recomendação a mais? Conte-nos nos comentários.