Para poder identificar a Síndrome de Asperger nas crianças

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Para poder identificar a Síndrome de Asperger nas crianças, primeiro é necessário saber o que é...

Date September 15, 2017 11:08

De acordo com a Associação Asperger Argentina (AsAAr), a síndrome de Asperger é “uma condição do neurodesenvolvimento que acompanha as pessoas durante toda a vida”. Por isso, é muito importante ter conhecimento dos seus sintomas para saber como tratar as pessoas que sofrem dessa síndrome.

Apesar dos cientistas ainda não terem descoberto com certeza a causa dessa síndrome, a verdade é que é um problema do tipo neurobiológico que nada tem a ver com problemas afetivos ou a educação dada às pessoas.

A síndrome de Asperger é mais frequente em meninos que meninas e, neste último caso, se manifesta de uma maneira mais sútil, razão pela qual não é fácil diagnosticá-la em uma primeira instância.

Para diagnosticar esta condição em um menino ou menina, o mais recomendável é ir a um profissional de saúde e fazer os exames médicos necessários. No entanto, você pode identificar estes sinais de alerta:

  • Escassos contatos e habilidades sociais.
  • Pouco uso da linguagem.
  • Comportamentos repetitivos ou perseverantes.
  • Uma limitada gama de interesses.
  • Dificuldade motora.

Embora esta síndrome seja um problema que afeta 3 a cada 1.000 crianças, ser portador não é sinônimo de uma vida pouco útil ou reduzida, pois acreditam que cientistas como Albert Einstein e Isaac Newton e artistas como Miguel Ángel e Beethoven puderam ter sofrido dessa síndrome.

Este é um dos temas de saúde que menos se fala nas casas e escolas. Você sabe alguma coisa sobre a síndrome de Asperger?