Chegou a hora de dizer adeus à chupeta! Estas 4 dicas torna

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Chegou a hora de dizer adeus à chupeta! Estas 4 dicas tornarão o processo mais fácil.

Date 22 de setembro de 2017

A chupeta, apesar de muito criticada, traz muitos benefícios: acalma a ansiedade causada pela dentição, tranquiliza os bebês, ajuda-os a adormecer e, um dado muito importante: reduz o risco de morte súbita; por isso, os pediatras recomendam o seu uso até os 2 anos.

O uso da chupeta passa a ser desaconselhado, após os dois anos, por conta do potencial risco de deformidades nos dentes e problemas no paladar; por isso, o processo de retirada da chupeta deve começar alguns meses antes. Apresentamos 4 passos para evitar que essa etapa seja muito difícil para o seu filho.

1. Antes

Anna Grigorjeva / Shutterstock

A melhor maneira de preparar o seu filho é explicar a ele que a chupeta não é algo bom ou necessário. Um técnica muito eficiente é aproveitar o momento quando a criança não quer mais ser tratada como bebê e dizer que chupeta é coisa de bebê.

2. Durante

Vova Shevchuk / Shutterstock

O processo é lento, não acontece da noite para o dia. O ideal é reduzir gradualmente o uso da chupeta e concentrar nos momentos difíceis do dia, por exemplo: na hora de dormir, nos momentos de braveza, nas visitas ao médico, etc.

3. O grande dia

Krystyna Taran / Shutterstock

Quando as crianças sabem antecipadamente o que irá acontecer, torna-se mais fácil aceitar. Sendo assim, escolham um dia para a despedida da chupeta e acompanhe seu filho para que ele mesmo a jogue fora, deixando claro o quão orgulhosos estão dele.

4. Depois

risteski goce / Shutterstock

Pode parecer besteira para nós adultos, mas para uma criança, deixar a chupeta significa uma perda, por isso, vale a pena dar a ele algum brinquedo que passará a ser o novo amigo dele nos momentos difíceis.