Oito perguntas e respostas sobre os cabelos brancos

Inspiração

October 19, 2018 18:25 By Fabiosa

Como acontece com as rugas, os cabelos brancos são sinais visíveis de envelhecimento. No entanto, estes costumam nascer muito antes do tempo em alguns casos e em outros muito depois. O que determina a aparição destes cabelos e como podemos preveni-los ou retardá-los? Continue lendo.

A tricologia é a ciência que estuda o cabelo e o couro cabeludo. E Madeleine Preston é uma tricologista que explica porque aparecem os cabelos brancos e se é possível atrasar sua aparição, respondendo estas simples perguntas:

1. Em que idade costumam aparecer os primeiros fios brancos?

“A maioria das mulheres que estão nos seus 30 anos podem ver alguns cabelos brancos, mas quando chegam nos 50, 50% do cabelo terá mais brancos”.

2. Por que aparecem cabelos brancos?

“O cabelo grisalho é uma combinação de cabelo normalmente pigmentado mesclado com o cabelo branco. O cabelo fica branco quando a melanina para de ser produzida”.

3. É possível atrasar o aparecimento dos brancos?

“Fatores nutricionais e hormonais podem afetar a cor do cabelo, como o estresse, mas em geral a predisposição genética”.

4. É mais comum em algumas pessoas que em outras?

“Por ser uma questão herdada geneticamente, a possibilidade de ter grisalho ou não depende da família. No entanto, as pessoas com ascendência caucasiana têm cabelos brancos mais cedo, assim como quem teve diabetes, anemia ou problemas de tireoide”.

5. Que alimentos são recomendados para ter um cabelo saudável?

“Os alimentos como ovos e peixes são boas fontes de proteína. Por outro lado, é comum que as pessoas tenham deficiências de ferro, cálcio, zinco, vitamina D, B12 e B6, por isso é muito importante incluir alimentos com estas vitaminas”.

6. Que tipo de suplementos são recomendados?

“São recomendados os suplementos multivitamínicos com Ômega-3, que impedem que o cabelo fique seco e sem vida, já que têm um efeito hidratante que também podem reduzir a coceira e a caspa”.

7. Que mudanças no estilo de vida podem melhorar a saúde do cabelo?

“A primeira mudança pode ser uma dieta bem equilibrada, rica em proteínas e carboidratos, que contenha quantias importantes de vitaminas e minerais essenciais”.

8. É bom massagear o couro cabeludo?

“Da mesma forma que os nossos corpos precisam de exercício regular, também nossa cabeça. Ao fazê-lo com xampu, o couro cabeludo fica fresco e limpo, além disso, os movimentos estimulam o fornecimento de sangue e a alimentação dos folículos”.

Como é o seu cabelo, você tem tendência genética para os cabelos brancos aparecerem rápido?

Fonte: cosmopolitan