10 mudanças que acontecerão no planeta se não deterem a m

INSPIRAÇÃO

10 mudanças que acontecerão no planeta se não deterem a mudança climática, muitas já começaram

Date October 13, 2017 11:17

A mudança climática já está começando a apresentar seus primeiros sintomas, mas fenômenos ainda mais graves acontecerão se ela continuar avançando, alterações que poderiam ter um sério impacto na nossa forma de viver! Conheça estas dez:

1. As turbulências irão piorar

Um estudo recente de pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, chegou à conclusão de que existe relação entre as turbulências, o ar limpo e a mudança climática provocada pelo homem. Por isso as turbulências serão mais fortes se os níveis de dióxido de carbono forem duplicados. Os resultados mostraram que é provável que as severas turbulências aumentem dramaticamente a intensidade em até 149 por cento.

2. Os icebergs obstruirão as vias marítimas

Nenhum barco foi atingido por um iceberg no Oceano Atlântico Norte desde que o Titanic afundou em 1912. No entanto, no começo de abril, mais de 400 icebergs obstruíram as vias de navegação no Atlântico Norte, obrigando os navios a desviarem até 400 milhas náuticas, perdendo muito tempo e combustível no processo.

Bernhard Staehli / shutterstock.com

3. Os relâmpagos serão mais frequentes

A energia térmica atua como uma forma de combustível para as nuvens das tempestades. Se a temperatura global continuar aumentando, não será raro ter tempestades elétricas mais ativas.

4. A atividade vulcânica poderia aumentar

À medida que as geleiras derretem pelo aumento da temperatura, a pressão sobre o manto da Terra diminui, o que por sua vez aumenta as quantidades de magma e reduz o estresse nas câmaras de magma de um vulcão. Isto conduz a uma atividade vulcânica mais alta.

5. Irritabilidade

Por mais incrível que pareça, a mudança climática também influencia o nosso estado de ânimo. Os pesquisadores em psicologia social descobriram um vínculo entre climas mais quentes e níveis mais altos de comportamentos impulsivos e até violentos. Por isso, se a temperatura global continuar aumentando, também poderíamos começar a notar mudanças de comportamento em regiões mais ao norte.

Ollyy / shutterstock.com

6. O oceano irá escurecer

A mudança climática provocará maiores precipitações, o que irá causar uma aceleração no fluxo dos rios, consequentemente levantarão lodo e escombro e o arrastarão ao oceano. Isto já pode ser visível na costa da Noruega.

7. As alergias irão piorar

As temperaturas mais quentes trarão consigo temporadas de floração mais longas e mais adiantadas para as plantas que provocam alergias, como é o caso do dente de leão e da ambrosia. É provável que a produção de pólen duplique nas próximas três décadas nos Estados Unidos.

8. Os animais serão menores

Apesar de levar um tempo para se tornar evidente, o desenvolvimento de mamíferos menores foi uma resposta evolutiva comum aos acontecimentos globais do passado. Durante o Paleoceno-Eoceno, há aproximadamente 50 milhões de anos, os mamíferos diminuíram seu tamanho depois das temperaturas globais terem subido entre 5 e 8 °C.

Miroslav Hlavko / shutterstock.com

9. O solo do deserto sofrerá erosão

Se o clima continua mudando, as bactérias que vivem no deserto poderiam ter dificuldades para se adaptar. Se o solo desértico se torna mais propenso à erosão, não seria suficientemente fértil para as plantas crescerem e proporcionarem alimento aos animais.

10. O comportamento das formigas mudará

As formigas desempenham um papel importantíssimo nos ecossistemas e não estão preparadas para um aumento na temperatura. Um estudo realizado no bosque de Harvard, em Massachusetts, revelou que, mesmo com ligeiros aumentos de temperatura, elas pararam suas atividades, retirando-se aos seus ninhos subterrâneos até que as condições climáticas melhorem.

Como você vê, a mudança climática afeta cada habitante e cada processo do planeta Terra, assim cabe a nós reverter a situação.