Em que consiste o Transtorno Obsessivo Compulsivo? As causas

INSPIRAÇÃO

Em que consiste o Transtorno Obsessivo Compulsivo? As causas, sintomas e tratamentos do TOC

Date 13 de outubro de 2017

Muitos pensam que sabem o que é o TOC e várias pessoas até zombam de sofrer um pouco de vez em quando. No entanto, a verdade é muito mais séria e é um transtorno grave para aqueles que sofrem dele. Por isso, a seguir explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esta condição mental, seus sintomas e seu tratamento.

O que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC, é um transtorno severo de ansiedade que afeta 12 a cada 1000 pessoas. Este transtorno acontece em todas as idades, raça ou gênero. O TOC é formado por dois aspectos: as obsessões e as compulsões.

1. As obsessões

As obsessões são pensamentos, ideias e impulsos que parecem impossíveis de ser ignorados pelos que sofrem e podem ser bastante persistentes. Podem causar muita ansiedade, especialmente se são pensamentos estressantes focados em danos que os entes queridos sofrerão.

2. As compulsões

As compulsões são os rituais que as pessoas com obsessão sofrem para se desfazer da ansiedade que estas provocam.

Como identificar o TOC?

A maioria das pessoas que sofrem de TOC reconhecem que suas obsessões e compulsões são irracionais, mas não conseguem se livrar delas e sentem que devem realizá-las “por via das dúvidas”, por isso é muito difícil para elas buscarem ajuda.

Ainda que o TOC costume se desenvolver lentamente durante um longo período de tempo, alguns eventos estressantes podem agir como desencadeantes: a morte de um familiar, doenças, um novo relacionamento, aposentadorias, problemas econômicos, familiares, abuso infantil ou negligências.

Aqueles que têm TOC vivem em um ciclo de obsessões e compulsões e, devido ambas serem involuntárias, podem ser muito difíceis de deter.

Quais são as obsessões mais comuns?

- Medo de se machucar ou machucar os que estão ao seu redor.

- Medo de se ferir ou ferir os outros por erro, por exemplo, medo de incendiar sua casa por deixar o forno ligado.

- Medo de se contaminar por uma doença.

- Busca por simetria e ordem.

Quais são os sintomas do TOC?

O TOC afeta diferentes pessoas de diversas maneiras, mas geralmente se apresenta com um padrão de comportamento particular. Estes incluem as seguinte quatro etapas:

1-A obsessão: quando um pensamento ou impulso indesejado entra na mente de uma pessoa repetidamente.

2-A ansiedade: a obsessão indesejada provoca uma sensação intensa de ansiedade ou de inquietude.

3-A compulsão: a ansiedade fará com que a pessoa desenvolva comportamentos repetitivos ou atos mentais que ela se sente obrigada a fazer para melhorar a situação.

4-A calma temporal: a compulsão proporcionará uma calma temporal ao que sofre de TOC para aliviar sua ansiedade, mas a obsessão voltará logo e o ciclo se iniciará de novo.

Quais são os comportamentos compulsivos mais frequentes em pessoas com TOC?

- Limpeza e lavagem das mãos.

- Revisões (de portas e válvulas de gás fechadas).

- Contagem

- Ordem e organização das coisas “com perfeição”.

- Acumulação

- Pensamentos “neutralizadores” para diminuir os pensamentos obsessivos.

- Certos lugares e situações são evitadas porque pensam que poderiam desencadear pensamentos obsessivos.

Quais são os tratamentos do TOC?

Ainda que a maioria dos que sofrem do Transtorno Obsessivo Compulsivo não desejem buscar ajuda, é fato que o TOC não se cura sozinho. Existem tratamentos e grupos de apoio que estão disponíveis e que ajudarão a aliviar seus sintomas.

Se você acha que sofre de TOC, deve tentar falar com seu conselheiro ou um psicólogo que te ajudará a controlar suas compulsões e a entender as razões do seu TOC.

No entanto, se você ainda quer controlar seu TOC sem procurar ajuda externa, existe alguns métodos que podem te ajudar:

1-Falar com alguma pessoa sobre suas preocupações.

2-Fazer exercício te ajudará a se concentrar e liberar endorfinas positivas que te farão se sentir bem.

3-Ler livros de autoajuda.

4-Técnicas de relaxamento.

Embora o TOC seja um transtorno difícil de solucionar, existe ajuda para aqueles que precisam. Lembre-se que você não está sozinho e que falar com alguém sobre o que está acontecendo com você pode aumentar consideravelmente sua qualidade de vida.

Se considera esta informação valiosa, não hesite em compartilhá-la com familiares e amigos.

É importante deixar claro que toda informação contida no Fabiosa tem um fim exclusivamente informativo, e que em nenhum momento deve ser considerada como assessoria, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deixe de procurar um médico, nem demore para buscar assistência médica por algo que tenha lido neste site.