5 comportamentos que podem indicar que se está educando mal

INSPIRAÇÃO

5 comportamentos que podem indicar que se está educando mal os filhos

Date October 13, 2017 11:16

A educação é fundamental, ela estabelece as formas de comportamento que determinarão nossas relações, práticas e dinâmica. Por isso, devemos prestar muita atenção na forma como educamos nossos filhos e as ferramentas que usamos e apresentamos para que eles enfrentem o mundo. Sem dúvida, é assustador pensar em que tipo de pessoas se tornará nosso inocente bebê mas, após ler a lista de itens abaixo, você ficará mais tranquilo de que está fazendo a coisa certa ou poderá corrigir algum eventual equívoco.

1. Culpar-se

Pressmaster / Shutterstock.com

O tempo dedicado ao trabalho e as inúmeras ocupações que cercam o nosso cotidiano nos deixam com a sensação de culpa por não dedicar o tempo necessário aos nossos filhos. A verdade é que eles também têm ocupações e deveres, e isso também lhes consume tempo, por isso, não se culpe por não poder estar com eles o tempo que gostaria. Esse tipo de sentimento torna mais difícil para você estabelecer limites e responsabilidades que são necessários para o desenvolvimento da criança.

2. Dia sim, dia não

Aleksandr Lupin / Shutterstock.com

Sabemos que ser consistente é uma das tarefas mais difíceis em qualquer área, mas mudar arbitrariamente de opinião sobre as regras do jogo que você mesmo criou em sua casa pode fazer seu filho pensar que as regras são flexíveis e que ele pode desrespeitá-las de vez em quando. Comprometa-se com a disciplina e defina limites claros e rígidos.

3. Querer ajudar em todas as situações

Monkey Business Images / Shutterstock.com

Querer facilitar as coisas para os nossos filhos faz com que corramos para ajudá-los em todos as situações, no entanto, a verdade é que resolver todos os problemas dos nossos filhos cria neles uma grande dependência e dificuldade para que eles enfrentem sozinhos a vida. O trabalho dos pais é animá-los para que eles nunca desistam e encontrem, eles mesmos, respostas e soluções.

4. Satisfazer todos os desejos da criança e dar a ela tudo que você não teve

Valery Sidelnykov / Shutterstock.com

Dar a seus filhos tudo o que eles precisam não significa enchê-los de coisas e atender todos os desejos que eles venham a ter. Caso você ficar tentando dar coisas pelo simples fato de não ter tido a mesma oportunidade, você estará criando nas crianças um senso de insatisfação e vazio que se refletirá no futuro, pois não aprenderão a valorizar aquilo que possuem e, tampouco, entenderão o quão difícil é conseguir as coisas.

5. Acreditar que o seu filho é perfeito

STUDIO GRAND OUEST / Shutterstock.com

Culpar os caprichos da idade e inventar desculpas para quando seu filho não se comporta bem é provavelmente a pior coisa que você pode fazer, pois seu filho não recebe um retorno dos pais, o que é necessário para que ele possa corrigir seu comportamento e seus erros. Pare de justificar um mau comportamento e concentre-se em reafirmar atitudes positivas.

Em resumo, se trata de ser mais criterioso e coerente na formação do seu filho, para que ele realmente aprenda a valorizar a si mesmo. Nunca é tarde para corrigir erros e reverter os efeitos de uma má educação da criança. Não desanime e dê a seu filho a oportunidade de crescer em meio a princípios e muito amor.