Oito razões pelas quais as pessoas sofrem de dores de cabe?

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Oito razões pelas quais as pessoas sofrem de dores de cabeça de manhã e seus possíveis tratamentos

Date November 28, 2017 18:25

As enxaquecas matutinas são dolorosas, incômodas e um pouco confusas porque você acaba de acordar e eis que aparece aquela dor de cabeça. O que causou? Parece existir muitos fatores que podem estar provocando suas enxaquecas e, ainda que nem todos estão sob seu controle, há outros que sim. Por isso, a seguir te apresentamos oito causas surpreendentes de dores de cabeça e o que você pode fazer para evitá-las:

1. Não dormir o suficiente

Seu corpo precisa de sete a oito horas de descanso para funcionar com normalidade. Se você dorme menos, ele assumirá que algo não está bom e começará a entrar em modo de pânico. “Seus hormônios começarão a trabalhar, o que ocasionará um aumento da pressão arterial e estresse”, explica o doutor Salvatore Napoli, e tudo isso contribuiu para dor de cabeça.

Remédios como o ibuprofeno e o naproxeno podem ajudar a aliviar a dor porque reduzem a inflamação. Além disso, tirar um cochilo de 20 a 30 minutos dará ao seu corpo o descanso que ele precisa.

2. Dormir muito

Se você dorme mais que nove horas por noite, diminuem os níveis do hormônio serotonina no seu cérebro, comenta o Dr. Napoli. E os baixos níveis de serotonina podem reduzir o fluxo sanguíneo ao cérebro e, consequentemente, acarreta em dor de cabeça.

O ibuprofeno e o napoproxeno ajudam nestes casos, mas o melhor tratamento para evitar este tipo de dor de cabeça é dormir no máximo oito horas por noite.

3. Seus níveis de endorfina estão muito baixos

Os níveis de endorfina, os hormônios da felicidade, estão nos seus níveis mais baixos logo pela manhã, o que provoca em algumas pessoas enxaqueca. Ao que parece, uma quantidade baixa de endorfina afeta os níveis de outros neurotransmissores, como a serotonina.

Se exercitar de manhã pode ser uma forma de acalmar este tipo de dor, já que a atividade física aumenta os níveis de endorfina no organismo.

4. Beber à noite

Se você bebe muito álcool, pode ter uma grande dor de cabeça na manhã seguinte. Mas não é necessário beber muito para que doa sua cabeça, pois só algumas bebidas podem te desidratar, o que reduz o volume de sangue que vai ao seu cérebro e, portanto, produz essas terríveis enxaquecas.

A melhor forma de se sentir melhor é se hidratar novamente: beber muita água ou bebidas ricas em eletrólitos como o Gatorade. Além disso, a vitamina C em comprimidos ou em pó dissolvido em água pode ajudar o seu fígado a processar melhor o álcool e, assim, tirá-lo mais rápido do seu organismo.

5. Roncar

Os roncos podem ser sintoma da apneia do sono, uma doença que pode fazer com que você afogue, fique ofegante e, eventualmente, pare de respirar durante a noite enquanto dorme. Estes episódios de afogamento podem durar só uns segundos, mas podem contribuir para menos oxigênio ir ao cérebro, então sua cabeça irá doer.

Você pode sofrer de apneia do sono e não saber (talvez não tenha um parceiro que te diga que você ronca), por isso deve consultar seu médico para que ele faça o diagnóstico se você tem ou não o problema e, se o tem, o médico te indicará um tratamento de pressão positiva nas vias respiratórias.

6. Não beber café

A cafeína é uma droga suave que estimula o sistema nervoso. Então, se você bebe café com frequência e para de repente, pode sentir os efeitos na sua cabeça quando acordar na manhã seguinte. Se você abandona o café de uma vez, os vasos sanguíneos se expandirão e mais fluxo de sangue chegará ao seu cérebro, o que exercerá mais pressão que causará a dor de cabeça.

Para se recuperar, beba uma xícara de café e, se está tentando parar, vá parando aos poucos, ao longo de uma ou duas semanas, bebendo cada vez menos.

7. Estar deprimido

As dores de cabeça associadas à depressão podem ocorrer a qualquer hora do dia devido esta condição estar relacionada com os baixos níveis de serotonina. Mas é mais provável que você sinta as dores pela manhã, já que a depressão também pode descontrolar suas horas de sono.

Os analgésicos comuns podem ajudar a acalmar as dores a curto prazo; mas, se você acha que está deprimida, vá ao médico para que ele prescreva antidepressivos ou terapias que te ajudarão a sair da depressão.

8. Sofrer de pressão alta

Quando você sofre de pressão alta, seu sangue exerce mais pressão no seu cérebro, o que ocasiona fortes dores de cabeça. Muitas pessoas têm pressão alta e não sabem porque esta doença não tem muitos sintomas externos.

Procure um médico se suas dores de cabeça são frequentes e inexplicáveis. Se sua pressão é muito alta, seu médico te recomendará fazer algumas mudanças na sua vida, como uma boa alimentação e exercícios, ou talvez te prescreva remédios para tratar a pressão alta.

Excelentes conselhos! Não tínhamos nem ideia de que estas poderiam ser as causas das dores de cabeça matutinas. Compartilhe esta valiosa informação com familiares e amigos!

É importante deixar claro que toda a informação contida no Fabiosa tem um fim exclusivamente informativo, e que em nenhum momento deve ser considerada como assessoria, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deixe de procurar um médico, nem ignore o conselho médico, nem demore em buscar assistência médica por algo que tenha lido neste site.