Estudo demostra que crianças fantasiadas de super-heróis s

INSPIRAÇÃO

Estudo demostra que crianças fantasiadas de super-heróis se concentram mais na lição de casa

Date October 20, 2017 20:15

Atualmente as crianças vivem e crescem em um mundo no qual há cada vez mais distrações e passatempos muito atrativos: iPads, vídeo games, smartphones entre muitas outras coisas. É por isso que muitos pais têm dificuldades em fazer com que seus filhos se concentrem em apenas uma tarefa por vez, ou que apenas façam sua lição de casa.

Um grupo de cientistas norte-americanos parece ter encontrado um truque que poderia melhorar a perseverança dos pequenos. Eles o batizaram de "Efeito Batman".

Tal "efeito" foi descoberto através de uma experiência com três grupos de crianças. Elas foram colocadas em quartos separados e lhes foi pedido que fizessem uma lição, como opção lhes foi deixado um iPad com jogos caso eles se sentissem entediados. Os três grupos se diferenciavam da seguinte forma: no primeiro, os cientistas se dirigiam às crianças em primeira pessoa e lhes diziam: "Você está trabalhando duro?, com o segundo grupo se referiam em terceira pessoa utilizando o nome da criança: "O Paulinho está trabalhando duro?". Até ali estava tudo normal, as crianças queriam mais brincar com o iPad do que fazer a lição. Mas com o terceiro grupo de crianças a história foi diferente.

Ali os cientistas deixaram com que as crianças escolhessem a fantasia de seu herói favorito para brincar enquanto faziam a lição. As crianças de vestiram de Super-homem, Homem-aranha, Batman, Dora a Aventureira. Para essas crianças os cientistas se dirigiam ao nome do personagem que estavam vestindo: "O Batman está trabalhando duro?". Incrivelmente este grupo de crianças fantasiadas trabalhou melhor, mais concentrado e por muito mais tempo que os outros dois grupos.

Para as crianças fantasiadas foi pedido que elas fizessem a lição como se fossem outra pessoa, neste caso, seu herói favorito e isto fez com que as crianças se distanciassem da tentação e tivessem vontade de realizar a tarefa ao sentir que estavam trabalhando por um objetivo mais importante: seus personagens favoritos.

Certamente tentar o "Efeito Batman" em nossas casas pode ser muito divertido para todos e fará com que as crianças desenvolvam o senso de responsabilidade, cumprindo com suas tarefas para depois de divertir sem impedimentos.