8 hábitos que segundo a ciência ajudam a ter o peso ideal

INSPIRAÇÃO

8 hábitos que segundo a ciência ajudam a ter o peso ideal e manter a boa forma física

Date October 20, 2017 20:03

Manter o peso adequado nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para as mulheres. Existem tantas variáveis que a ciência desconhece que acaba sendo quase impossível controlar a todas. Sabemos já que deixar de comer não é a melhor maneira, mas deve-se saber escolher bem os alimentos e seguir as recomendações que detalhamos a seguir:

1. Dormir bem

Ainda que não exista um consenso sobre o número de horas diárias que devamos dormir, a média está em 8 horas. A principal consequência de não dormir o suficiente é que os músculos se degradam e o consumo de calorias diminui.

2. Tomar banho com água fria

Pode ser horrível, mas é algo que funciona bastante. O que acaba acontecendo é que o nosso corpo precisa gastar mais energia para regular a temperatura e o faz queimando os depósitos de gordura. Além disso o frio ajuda a tonificar os músculos.

3. Consumir proteínas no café da manhã

Existem duas razões para que isso funcione. A primeira é que as proteínas turbinam a sensação de saciedade, evitando assim que você fique beliscando até a hora de almoçar. A segunda é que se por exemplo, você comeu um ovo no café da manhã, os seus baixos níveis de grelina irão manter o seu apetite sob controle.

4. Balancear o consumo de gorduras

Finalmente os nutricionistas chegaram em um consenso de que é impossível eliminar a gordura da nossa vida, entretanto, devemos ajustar o seu consumo. A fórmula para isso é a seguinte: as gorduras poliinsaturadas presentes em alimentos como o abacate e azeite são ricas em ômega 3 e 6 e devem compor pelo menos 10% da nossa dieta, enquanto as saturadas, contidas nas carnes e lácteos, não devem superar os 10% da dieta diária.

5. Alimentos ricos em fibra

30 gramas de fibra diária vão garantir um sistema digestivo em pleno funcionamento e nos darão aquela sensação de saciedade sem a necessidade de nos enchermos de comida.

6. Chá verde

Não é um mito, a cafeína acelera nosso metabolismo e o chá verde é cheio desta substância. De acordo com os cientistas, o processo mediante o qual a cafeína descompõe a gordura se chama termogênese.

7. Comer ou sentir o cheio do chocolate

Comer ou sentir o cheiro de chocolate amargo, com pelo menos 85% de pureza nos ajuda a controlar nosso apetite, apesar de a razão pela qual isso acontece ainda não estar muito clara.

8. Jantar cedo

Você já sabia, mas isso agora está comprovado cientificamente. Consumir alimentos muito pesados tarde da noite prejudica a capacidade do nosso organismo em processar os lipídeos.

Você imaginava que manter o peso poderia ser tão fácil? Você tem algum hábito secreto que te ajude a manter os ponteiros da balança?