Seis cenários que exigem aumentar a quantidade de sal que consumimos diariamente

Inspiração

October 25, 2017 17:29 By Fabiosa

Uma certa questão quando se trata de nutrição é que só poucos da grande maioria da população mundial têm baixos níveis de consumo de sal (sódio). Joy Dubost, cientista de alimentos e nutricionista, garante que a maioria das pessoas consome até demais, pois a dose recomendada é 2300 miligramas por dia.

Mas antes de fazer a festa com o saleiro, vale dizer que você sempre deve consultar seu médico ou nutricionista de confiança caso queira fazer qualquer mudança na sua dieta.

A seguir te mostraremos os seis cenários nos quais possivelmente exija um aumento no consumo de sal.

1. Você pratica atividade física intensa

De acordo com a especialista DuBost, os atletas que fazem atividade física intensa por períodos prolongados – uma hora ou mais – podem precisar de uma dose de sódio. Além disso, ela explica que eles podem apresentar hiponatremia, um transtorno eletrolítico com baixa concentração de sódio no sangue que pode causar enjoos, confusão, fraqueza e até morte. Mesmo se tratando de um transtorno comum, a hiponatremia pode acontecer em pessoas com bastante sudorese ou que bebem quantidades excessivas de água para se hidratar. Ainda que a água seja uma aliada fundamental do corpo humano, não fornece as quantidades de sódio que precisam ser repostas depois de uma intensa transpiração. Então, tenha disponível alimentos salgados depois de fazer sua atividade física intensa para repor o sódio perdido.

Fernanda Paradizo / Shutterstock.com

2. Você vive em um clima quente ou com muita umidade

Novamente, o suor excessivo causa uma baixa nos níveis de sódio. Da mesma forma que a atividade física intensa, suar em grandes medidas pode causar hiponatremia. Se as condições climáticas te fazem suar muito e você sente dor de cabeça, enjoos ou uma sede insaciável, te recomendamos adicionar um pouco de sal nos seus alimentos para aliviar os sintomas.

3. Você tem um problema nos rins

A nefropatia por perda de sal é um tipo de doença no rim que dificulta manter os níveis adequados de sódio. As pessoas com esta condição perdem muito sódio na urina e devem fazer um esforço para manter os níveis de sódio estáveis, e se não o fizerem podem sofrer de hiponatremia com sintomas como enjoos, dores de cabeça, fraqueza ou fadiga. Se você sente algum desses sintomas, vá ao seu médico para fazer um check-up.

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4. Você toma diuréticos

Alguns medicamentos – como os diuréticos – podem produzir desequilíbrios minerais no seu corpo ao aumentar a frequência de urinar. Embora seja verdade que os medicamentos diuréticos são prescritos para pessoas com hipertensão, também é verdade que consumir muito sal pode ser prejudicial para quem tem pressão alta, mas existem casos em que uma pessoa que toma diurético precisa consumir quantidades extra de sódio para manter um equilíbrio.

5. Você é da terceira idade e sua atividade mental está um pouco lenta

De acordo com um estudo realizado pelo Journal of Nutrition, Health and Aging, as pessoas da terceira idade – principalmente aquelas com 80 anos ou mais – podem aumentar sua função cognitiva ao incrementar o consumo de sódio. Este estudo revelou que em comparação aos adultos da meia-idade que mantinham uma dieta com pouco sódio, aqueles que mantinham uma ingestão moderada de sal tiveram melhores resultados em alguns testes sobre o funcionamento do cérebro. Mas, deve-se dizer que este estudo é preliminar, então antes de começar a usar com frequência o saleiro, consulte seu médico para cuidar da sua saúde.

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6. Você tem a síndrome de Bartter

Esta síndrome pode afetar a capacidade do seu rim para processar o consumo de sal e ocorre basicamente porque a maioria do sódio acaba na urina e o corpo não consegue absorver a quantidade que precisa. Esta condição é rara e surge a partir de irregularidades genéticas. Os sintomas desta síndrome podem incluir vômitos, sede excessiva e desejo de alimentos salgados. Mas, de novo, primeiro consulte seu médico antes de mudar as porções de sal da sua comida.

Fonte: Prevention


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