Síndrome do Ovário Policístico: sintomas da doença, fatos importantes e tratamentos

Inspiração

December 28, 2017 15:12 By Fabiosa

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um problema hormonal que afeta as mulheres de numerosas maneiras. Inclusive, estima-se que uma a cada cinco mulheres no mundo sofra desta doença, ainda que a maioria não saiba que tem, pois existe uma variedade de sintomas e, portanto, é difícil de identificar.

Devido à SOP poder aumentar o risco de sofrer de várias doenças graves, é importante conhecer alguns fatos relevantes sobre a síndrome e seus sintomas mais comuns.

O que é a Síndrome do Ovário Policístico?

A SOP é um problema que se caracteriza por um desequilíbrio na produção de hormônios masculinos chamados androgênios. Quando uma mulher sofre deste problema, produz muitos androgênios que, por sua vez, provocam uma série de sintomas e irregularidades no organismo feminino.

Quais são os sintomas mais comuns da SOP?

1. Menstruação irregular

As menstruações irregulares podem ser ocasionadas por diversos fatores; no entanto, quando os ovários são incapazes de produzir o hormônio feminino – a progesterona – a mulher será incapaz de ter ciclos menstruais normais. Em outras palavras, as mulheres com SOP não terão a menstruação durante alguns meses ou sua menstruação será bastante inconsistente.

2. Mudanças no fluxo menstrual

A menstruação irregular também gera sintomas diferentes à frequência ou desaparecimento da menstruação, como um fluxo menstrual muito grosso ou fraco e até náuseas.

3. Menstruação dolorosa

Os cistos que crescem nos ovários devido à SOP deixam a menstruação bastante dolorosa, com cãibras e inchaço na barriga.

4. Acne na idade adulta

Um rosto cheio de acne é o segundo sintoma que indicará que você tem SOP. O influxo de hormônios durante a puberdade causa acne, por isso é possível que o excesso de hormônios provocados pala SOP tenha as mesmas consequências sobre sua pele.

5. Crescimento de pelos em lugares inesperados

Se começar a crescer uma quantidade significativa de pelos no seu queixo, costeleta, lábio superior ou outros lugares onde geralmente não cresce, então vá com urgência ao médico. Este sintoma se chama hirsutismo e mostra que você sofre de SOP.

6. Infertilidade

O desequilíbrio hormonal provocado pela SOP afeta a ovulação normal da mulher, por isso será mais difícil ficar grávida. Em outras palavras, quando o corpo não cria progesterona suficiente para um ciclo menstrual completo, os óvulos que não se desenvolveram bem se transformam em cistos nos ovários. Tais cistos evitam que os óvulos saudáveis viajem das trompas de falópio para o útero.

7. Resistência à insulina

Os especialistas afirmam que a resistência à insulina (na qual as células são incapazes de usar a insulina corretamente e, portanto, aumenta a glicose no sangue) gera um aumento nos níveis de androgênios e, assim, se relaciona com a SOP. Não obstante, os médicos ainda investigam se ocorre o contrário, ou seja, se muitos níveis de androgênios causam resistência à insulina.

8. Aumento de peso

A SOP causa aumento de peso repentino e inesperado na parte superior do corpo e do abdômen.

O que você pode fazer se apresentar estes sintomas?

1- Vá ao seu médico de família ou ao endocrinologista para fazer uns exames de sangue para verificar seus níveis hormonais.

2- Assim que tiver os resultados, o médico irá te sugerir fazer um ultrassom vaginal para buscar a presença de cistos nos ovários, ainda que nem todas as mulheres apresentem.

3- A obesidade não causa SOP nas mulheres, mas existe uma ligação significativa entre os dois problemas. A teoria estabelece que a obesidade contribuir para a resistência à insulina que, por sua vez, aumenta os níveis de androgênios e piora os sintomas da SOP. Portanto, a perda de peso ajudará a reduzir os sintomas da SOP.

4- Se você apresentar todos os sintomas anteriormente mencionados, relate ao médico para que ele te envie um tratamento com vários remédios combinados e mudanças no seu estilo de vida para aliviar os sintomas, já que não existe um tratamento exclusivo ou único de SOP.

Você acha que esta informação é valiosa? Então compartilhe com familiares e amigos!

Fontes: Cosmopolitan, Prevention, Prevention


É importante deixar claro que toda informação contida no Fabiosa tem um fim exclusivamente informativo, e que em nenhum momento deve ser considerada como assessoria, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deixe de procurar um médico, não ignore o conselho médico e nem demore em buscar assistência médica por algo que tenha lido neste site.