A pele enruga ao estar em contato com a água devido à eliminação do seu óleo especial chamado sebo

Inspiração

O maior órgão do corpo é a pele. Isso mesmo, a pele também é um órgão e se encarrega de cobrir e proteger os músculos e demais órgãos internos. Ela está formada por três camadas: a hipoderme, a derme e a epiderme. Junto à pele se encontram seus derivados: unhas, cabelos, glândulas sudoríparas e sebáceas, tudo isto forma o sistema tegumentar.

Mas algo que todos notamos pelo menos algumas vezes na nossa vida é essa reação da pele, principalmente a que cobre os dedos, quando enruga ao estar exposta durante longos períodos de tempo na água. Por que acontece? Alguma vez você já tinha se perguntado? Na verdade é algo muito normal.

Tymonko Galyna / Shutterstock.com

Sua pele está coberta com um óleo especial e imperceptível chamado sebum ou sebo. O sebo se encontra na camada mais externa e é encarregado de umedecer ou lubrificar e proteger sua pele. Também faz com que a pele seja um pouco à prova d’água, por isso a água passa pela sua pele e não é absorvida.

Taratorki / Shutterstock.com

Mas estar em contato com a água por muito tempo tira o seu sebo. Então, a água pode penetrar na camada mais externa da pele. Quando isto acontece, as células epidérmicas se dilatam e a pele enruga. Agora você já sabe o segredo!

charnsitr / Shutterstock.com

Se esta informação foi valiosa, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares ou surpreendê-los da próxima vez com esta incrível informação.

Fonte: Kids Health


É importante deixar claro que toda informação contida no Fabiosa tem um fim exclusivamente informativo, e que em nenhum momento deve ser considerada como assessoria, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deixe de procurar um médico, não ignore o conselho médico e nem demore em buscar assistência médica por algo que tenha lido neste site.

Recomendamos