Cinco fatores que podem causar coágulos sanguíneos durante

INSPIRAÇÃO

Cinco fatores que podem causar coágulos sanguíneos durante o ciclo menstrual e razões pelas quais se apresentam

Date November 23, 2017 18:54

A menstruação pode mudar muito de um mês para o outro, e tais mudanças afetam a consistência, a cor e a frequência. Outra dessas mudanças pode ser o aparecimento de coágulos de sangue e, de fato, especialistas destacam que uma mulher pode ter coágulos durante sua menstruação. Isso não é tão perigoso, na verdade, em muitos casos é completamente normal.

Mas assim como pode ser normal ter aparição de coágulos de sangue durante o período menstrual, também deve-se levar em conta que há doenças e desordens que podem se manifestar com este sintoma. Hoje vamos te contar as cinco possíveis razões pelas quais você pode ter coágulos de sangue na sua menstruação.

1. Perimenopausa.

As menstruações abundantes com presença de coágulos sanguíneos podem ser um indício de perimenopausa, a etapa física anterior à menopausa. A perimenopausa faz com que mudem os níveis de produção de progesterona, um hormônio que ao trabalhar em conjunto com os estrogênios mantém um ciclo menstrual regular e permite que o endométrio (tecido que se desprende do útero e se converte em sangue) libere a quantidade necessária cada mês. Durante a perimenopausa, os níveis de estrogênio aumentam muito mais e faz com que o endométrio libere mais tecido, por isso as menstruações podem ser abundantes com presença de coágulos de sangue.

2. Aborto espontâneo.

Alguns especialistas estimam que entre 15 e 20% das mulheres que estão grávidas têm abortos espontâneos antes da vigésima semana de gestação. Mas, outros especialistas mostram que esta porcentagem é mais alta, pois uma mulher que não sabe que está grávida pode ter um aborto espontâneo através de coágulos sanguíneos e não ter conhecimento de que se trata de um aborto. Em outras palavras, os coágulos de sangue estão presentes nos abortos espontâneos.

No entanto, você não deve entrar em pânico, já que há muitos desajustes hormonais que podem provocar coágulos sanguíneos durante a menstruação.

3. Fibromas uterinos.

Os fibromas uterinos são tumores benignos que crescem no interior do útero. Mas o fato de serem benignos não quer dizer que você não deva prestar atenção, já que podem causar dor no abdômen, pressão na bexiga e menstruações abundantes com coágulos sanguíneos.

4. Anticoncepcionais.

O organismo de cada mulher responde de uma forma diferente ao método de controle de natalidade por meio de hormônios (como a pílula anticoncepcional) ou ao mecanismo de controle de natalidade não hormonal (como é o dispositivo intrauterino de cobre). Uma dessas mudanças pode ser um transtorno conhecido como menorragia, cujo sintoma principal são menstruações abundantes com coágulos sanguíneos que duram mais de sete dias.

5. Anomalias hereditárias.

Existem algumas doenças hereditárias que fazem com que o corpo humano seja propenso a sangrar em excesso, como no caso da doença de Von Willebrand. Quem sofre desta doença pode ter menstruações abundantes com muitos coágulos de sangue, além de apresentar outros sintomas como o aparecimento de manchas-roxas e ter hemorragias nasais ou sangramento de gengivas.

O fato de você poder ter coágulos sanguíneos durante seu ciclo menstrual não quer dizer que você sofre de alguma destas doenças, tudo dependerá do seu quadro clínico e dos sintomas que acompanham os coágulos durante sua menstruação.

Te aconselhamos a observar seu ciclo menstrual, e se você notar mudanças radicais como dor ou coágulos de sangue em abundância como nunca houve antes, fale com um médico de confiança sobre todos esses sintomas para que ele realize os exames adequados e verifique se tudo está em ordem com a sua saúde reprodutiva.