Cinco coisas que os cães podem prever, e isso inclui a grav

ANIMAIS

Cinco coisas que os cães podem prever, e isso inclui a gravidez

Date 27 de novembro de 2017

Os cães, nossos melhores amigos, são animais incrivelmente intuitivos e parecem ter uma grande vantagem por estar conectados e perceber o entorno. Muitas vezes eles têm reações inexplicáveis e na verdade estão percebendo algo que nós não estamos. Além disso, são suscetíveis ao nosso estresse, preocupação e tristeza.

Há muitas coisas que os cães podem perceber e outras que podem reagir muito antes dos seres humanos. Estas são as cinco mais impressionantes:

1. Terremotos

Desde a Grécia Antiga já existe histórias de cães que fugiam de uma área antes de que chegassem terríveis terremotos que acabaram com cidades completas. Também na China, muitos afirmam que os cães agem com desespero antes da atividade sísmica. Os cientistas não estão muito certos do motivo por trás de tão elevada percepção, embora acreditem que tem a ver com o ouvido muito mais desenvolvido.

Por outro lado, outros cientistas afirmam que os cães sentem mais ainda o movimento sísmico nas suas patas quando as placas estão se mexendo muito longe. O comportamento que assumem é incrível e os cães costumam se refugiar debaixo de algo que sabem que os protegerá ou correr para um lugar aberto.

2. Tormentas

Exatamente como os terremotos, os cães podem perceber algo a distância. As tormentas criam uma força eletromagnética que os cães podem sentir antes de chegar ao local. Nossos melhores amigos utilizam seu sentido da audição surpreendentemente desenvolvido para escutar trovões a muitos quilômetros de distância. E também o olfato, que é cem vezes mais potente que o humano, para perceber a mudança dos odores no ar que antecedem uma tormenta.

3. Doenças, inclusive o câncer.

Algumas doenças como o câncer ou a diabete geram certo tipo de aroma nos humanos. Estes odores são muito sutis e não podem ser reconhecidos por outros humanos, mas não escapam ao impressionante olfato canino. Se um cão cheira de maneira obsessiva uma área do seu corpo, seria melhor procurar um médico.

4. Convulsões

Há alguns cães que até são treinados para alertar as convulsões antes de que cheguem. Eles não só avisam seus donos como se colocam sobre eles no caso de convulsão e pedem ajuda. Ninguém sabe como eles são capazes de fazer isso, mas salvaram centenas de vidas graças ao seu instinto.

5. Gravidez e parto

Há muitas histórias de cães que mudam sua atitude de forma radical no dia que suas donas vão dar à luz. Além disso, há cães que percebem a gravidez e agem de forma mais protetora e atenta. Imagina-se que os cães são capazes de detectar as alterações hormonais através do olfato.

Definitivamente, os cães são uns anjinhos com orelhinhas e quatro patas. Você conhece algum tipo de comportamento “estranho” dos cães diante de alguma situação?