A depilação feminina começou na pré-história como um mecanismo de sobrevivência

Inspiração

December 1, 2017 16:03 By Fabiosa

A depilação feminina sempre foi um tema que gerou interesse em toda a população, principalmente entre as mulheres. São muitos os debates que surgem em relação aos diferentes pontos de vista sobre ser necessária ou não, sobre ser uma forma de opressão contra as mulheres ou sobre qual é o melhor método. Mas pouquíssimas vezes se discute sobre a origem real desta prática. Por incrível que pareça, é muito mais antiga do que você poderia imaginar.

Aleksminyaylo1 / Shutterstock.com

De fato, as fontes históricas indicam que a depilação é tão antiga como a própria história. As mulheres e homens da idade pré-histórica recorriam à depilação, a princípio, para a sobrevivência. Isso porque a depilação de certas partes do corpo, inclusive da cabeça, os deixava mais difíceis de serem vistos por outra pessoa ou algum animal, e até evitava que os pelos enroscassem em arbustos ou no mato. Para fazê-lo, eles utilizavam objetos afiados como rochas ou conchas marinhas. Doloroso!

Posteriormente, a depilação começou a tomar um papel mais estético e relacionado à higiene com o advento da cultura egípcia. Os egípcios de ambos os sexos depilavam seus corpos com cera de abelhas misturada com outros ingredientes. A razão por trás da depilação era estética, e eles pensavam que os pelos eram anti-higiênicos. Além disso, estar depilado era um símbolo de status.

Nos tempos do Império Romano, a depilação começou a ser mais comum só nas mulheres, que até começaram a tirar os pelos pubianos, considerados desagradáveis. Os romanos também tinham seus próprios produtos, como ceras depilatórias, e vários tipos de pinças e objetos para arrancar os pelos.

A grande revolução veio no final do século XVIII quando um barbeiro francês inventou as navalhas de barbear. E depois King Camp Gillette inventou os aparelhos mais utilizados de todos os tempos.

Desde então, são muitas as técnicas inventadas, como a depilação a laser, diferentes tipos de cera e barbeadores elétricos que cortam ou arrancam o pelo completamente.

liza54500 / Shutterstock.com

É incrível do que o ser humano é capaz de fazer quando se empenha para solucionar um “problema” que é importante para todos. Aposto que você não conhecia a interessante história por trás da depilação corporal.

Compartilhe com suas amigas e amigos para que vocês tenham um tema interessante para conversar.

Fonte: VIX