5 produtos a serem evitados para que você não tenha alergi

INSPIRAÇÃO

5 produtos a serem evitados para que você não tenha alergias no rosto

Date December 18, 2017 13:40

A pele é uma parte fundamental do nosso corpo. Sua função é nos proteger e ela está constantemente exposta a substâncias que podem provocam reações alérgicas, inclusive no rosto. Certamente todos já tivemos alguma vez vermelhidão, bolhas, urticária, ressecamento e até ficamos com a pele descamando. Estes são precisamente os sintomas de alergia na pele. Muitas podem ser as suas causas, por isso a seguir apresentaremos um guia com produtos que habitualmente usamos para o cuidado com a pele do rosto, mas têm alto potencial de causar alergias.

1. Produtos que contenham álcool

O álcool tem a capacidade de absorver a umidade, portanto, em contato com a pele, ele a deixa seca. Entretanto, nem todos os tipos de álcool são iguais. Os oleosos são menos agressivos, porém os especialistas recomendam evitar o contrato da pele do rosto com qualquer produto que contenha álcool SD, álcool desnaturalizado ou álcool isopropílico.

2. Shampoos e condicionadores com sulfatos

A maioria dos produtos de higiene que fazem muita espuma contém sulfatos. Existem muitas tipos desta substância, mas o mais comum é o enxofre. Este elemento químico é extremamente desidratante, podendo causar ressecamento em várias partes do corpo. Os especialistas recomendam que busquemos produtos que não contenham sulfatos em sua composição.

3. Protetores solares

Estamos diariamente expostos à radiação solar, mesmo vivendo no meio da cidade e trabalhando em escritórios fechados. Devemos proteger nossa pele dos danos causados pelos raios ultravioleta utilizando protetores solares, já que são a forma mais eficiente de evitar os danos causados pelo astro-rei. Porém, em muitos protetores solares há componentes que podem causar muitas alergias nas peles sensíveis. Segundo a especialista Margarita Lolis, estes componentes são: oxibenzona, avobenzona, homossalato, octissalato e octocrileno.

4. Produtos esfoliantes

Qualquer esfoliante físico pode ser irritante para as peles mais sensíveis e até para as mais resistentes. Os grãos de minerais como o sal e as esponjas mesmo naturais podem causar acne e deixar a pele descamando. A dermatologista Annie Chiu conta que é muito mais benéfico utilizar produtos como o ácido lático ou o ácido de frutas, que esfoliam através de reações químicas.

5. Sabões com cocoato de sódio

Os sabões e sabonetes que contenham este composto são altamente desidratantes, e principalmente as peles mais sensíveis podem ser muito afetadas. Há muitas pessoas que preferem utilizar sabonetes para o rosto justamente por essa ação secante e outras que recorrem ao seu uso para tratar algum problema dermatológico. O mais importante é se assegurar de que o produto comprado não contenha esta substância.

Mesmo que este tipo de alergia não costume ter nenhuma consequência mais grave, ela pode ser muito incômoda. Se ainda não conseguimos descobrir quais são as substâncias que nos fazem mal, o melhor é observar nossas reações e identificar os produtos que não contenham os agentes irritantes. Se a alergia persistir, a melhor opção é consultar um especialista.


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada no artigo. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes do artigo.