Fique atento! Dor constante no pescoço pode ser sinal de alerta do surgimento de uma doença grave

A saúde é um dos elementos fundamentais para ter uma boa qualidade de vida. Embora muitas pessoas não prestem atenção à dor no pescoço – ou coluna cervical –, esse tipo de condição afeta muitos seres humanos e deve ser corretamente diagnosticada por pessoal especializado.

Por que a dor no pescoço ocorre?

ESB Professional / Shutterstock.com

Em geral, a dor crônica no pescoço pode ser causada por algumas condições da saúde do nosso corpo, o que faz com que a sintomatologia mude dependendo disso. Enquanto algumas pessoas podem sofrer de dor aguda na cervical, outras podem tê-la estendida aos braços, sentir formigamento ou perder a coordenação e a capacidade motora nos braços e pernas.

Quando existe uma dor constante no pescoço, é necessário fazer exames médicos para determinar o que está provocando isso. O mais comum geralmente é a patologia das articulações, alguma síndrome neurológica ou lesões nos músculos, ligamentos ou tendões.

Temporalidade no diagnóstico da condição que causa dor no pescoço

sixninepixels / Shutterstock.com

Outro elemento que geralmente é levado em consideração por especialistas para diagnosticar a condição que causa dor é a temporalidade.

Quando se trata de dor crônica, que pode variar de intensidade, mas que persiste ao longo do tempo, geralmente são feitas verificações para confirmar a existência de doença degenerativa do disco cervical – esse tipo de sofrimento causa dores muito específicas no pescoço e no ombro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Como se livrar da gordura no rosto e pescoço: 8 dicas infalíveis

Quando as dores ocorrem em algum momento específico do dia, a condição geralmente está associada à osteoartrite das articulações. Esta patologia degenerativa dos ossos costuma aparecer em pessoas idosas, e as dores ocorrem de manhã e à noite.

Sintomas musculoesqueléticos associados

forestpath / Shutterstock.com

Para qualquer médico que diagnostique a causa de uma dor no pescoço, é vital conhecer a existência de outras dores associadas nos músculos ou nos ossos.

Por exemplo, a dor no pescoço com extensão para os braços – atingindo os dedos – pode ser causa de hérnias da coluna vertebral cervical ou estenose espinhal.

Neste caso, quando também há dor no braço, pode ser uma degeneração do disco cervical. Geralmente, é uma condição que responde a uma postura fraca ou uso excessivo de algumas partes do corpo, como o pescoço ou os ombros.

Agora, você conhece alguns elementos que você pode levar em consideração e comunicar ao seu médico quando você for consultar uma dor no pescoço. Lembre-se de que apenas ele está autorizado a determinar o estado da sua saúde e a propor um tratamento.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Ela testou essa dica que rapidamente aliviou suas dores no pescoço!


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.