Conheça a maior cratera do mundo, que está localizada na S

INSPIRAÇÃO

Conheça a maior cratera do mundo, que está localizada na Sibéria e é chamada de "a porta para o submundo"

Date February 9, 2018 04:22

A maior cratera que existe na Sibéria é conhecida como "a porta ao submundo". Anualmente, ela aumenta de tamanho e profundidade, uma tendência que traz consigo tanto preocupação como boas notícias.

LEIA TAMBÉM: Baleia Jubarte salva bióloga de possível ataque de tubarão tigre

A cratera de Batagaika começou a formar-se como resultado do desmatamento da área na década de 1960. Devido à mudança climática, o solo não tem sombra nos meses de calor e consequentemente esquenta mais do que o normal, fazendo com que a capa de gelo se derreta e que o solo entre em colapso.

A cratera gigante mede quase 1 km de comprimento e 86 metros de profundidade e cresce quase 10 metros por ano. Observou-se que, em anos mais quentes, o crescimento foi de até 30 metros.

A verdadeira preocupação reside no fato de que, à medida que derreteu, a cratera lançou metano e dióxido de carbono na atmosfera, incrementando ainda mais o aquecimento da zona.

"Estimou-se que a quantidade de carbono armazenada no solo congelado é igual à quantidade que há na atmosfera", comenta o especialista Frank Günther. Este tipo de fenômeno poderia contribuir para o aquecimento global.

Além disso, há a possibilidade de que a cratera cresça até alcançar um vale vizinho, já que as temperaturas não param de subir no Hemisfério Norte.

Entretanto, não temos apenas más notícias: os cientistas acreditam que as camadas de sedimentos da cratera podem revelar até 200.000 anos de história no planeta Terra. Já foram encontrados indícios de que ali já houve um bosque, indícios de que a zona já esteve coberta por tundra, e se encontraram cadáveres de um mamute, um boi e um cavalo de aproximadamente 4.400 anos.

Os estudos que podem acontecer ali serão úteis para a compreensão de como era o clima na Sibéria antigamente e prever como mudará no futuro para nos prepararmos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:  Muito calor! Qual temperatura pode levar o ser humano a morte?