O pesadelo de aparentar mais idade tem uma causa e não é a

INSPIRAÇÃO

O pesadelo de aparentar mais idade tem uma causa e não é a genética: são as coisas que fazemos diariamente

Date February 27, 2018 05:59

Já aconteceu com todos nós: um dia você acorda, se olha no espelho e se dá conta de que não será jovem para sempre. Do nada você vê uma ruga, uma mancha ou algumas áreas ressecadas que você nunca tinha visto antes. Essa é a hora em que a maioria das pessoas decide começar a se cuidar.

igorstevanovic / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 remédios naturais para reduzir a aparência das olheiras

Infelizmente, a maior parte do prejuízo que você vê nos seus 40 e 50 anos realmente aconteceu quando você era jovem e tinha 20 anos. Você não pode parar no tempo, mas pode parar com alguns dos maus hábitos que causam o envelhecimento precoce, de modo que, quando estiver com 60, não irá aparentar ter 75 anos.

O que causa o envelhecimento precoce e o que se pode fazer a respeito disso?

Se você se pergunta o que está fazendo para parecer mais velho do que realmente é, é provável que tenha escutado muitas vezes que é uma questão de genética e que pouco ou nada se pode fazer quanto a isso, mas a verdade é completamente diferente.

Misha Beliy / Shutterstock.com

Acontece que apenas 20% do ritmo do envelhecimento pode ser atribuído à herança genética. O resto depende de fatores externos, tais como o meio ambiente e, é claro, os hábitos e características de cada indivíduo.

Um estudo realizado com 954 pessoas nascidas entre 1972 e 1973, quando estavam com 26, 32 e 38 anos, produziu dados reveladores sobre o ritmo do envelhecimento e os fatores que influenciam diretamente sobre ele. Os resultados mostraram que uma dieta saudável e equilibrada, pobre em gorduras e sal, um peso adequado, baixos níveis de estresse, um sistema imunológico forte e rotinas de exercícios regulares eram o segredo para se manter jovem.

Da mesma forma, hábitos nocivos como uma vida sedentária, fumar ou beber álcool, a poluição ambiental e muitos outros fatores repercutiam negativamente na idade que as pessoas aparentavam ter. A seguir mencionamos os costumes mais comuns e prejudiciais:

Exposição aos raios ultravioleta sem proteção

A pele é a primeira parte que reflete os sinais do envelhecimento, portanto seu cuidado é primordial. Expor-se aos raios solares sem proteção causa manchas e rugas, além de incrementar consideravelmente o risco de sofrer de câncer de pele. A melhor forma de se proteger é utilizando um bom protetor solar, óculos e chapéus ou bonés que protejam principalmente durante o verão.

Vida sedentária

Brocreative / Shutterstock.com

O exercício fornece oxigênio para a pele, tornando-a mais elástica, além de evitar que as articulações se atrofiem em razão do seu pouco uso.

Fumar

O tabaco causa desidratação da pele, fazendo com que ela se torne seca e áspera, além de deixar o cabelo seco e quebradiço. Sem falar dos efeitos cancerígenos para os brônquios e pulmões.

Pular refeições

Pular refeições, principalmente o café da manhã, contribui para que os níveis de açúcar no sangue diminuam, provocando uma diminuição no colágeno e o temido envelhecimento precoce.

Dieta pobre em nutrientes

zarzamora / Shutterstock.com

Um dieta com altos níveis de gordura e sal é a pior coisa que você pode fazer com o seu organismo. Em vez disso, aumente o consumo de frutas e verduras e também de carnes boas como o peixe, que tem nutrientes espetaculares como ômegas 3 e 6, vitaminas A, D, E e K e minerais essenciais para um correto funcionamento do organismo.

Bebidas alcoólicas

O consumo de álcool reduz os níveis de oxigênio no sangue, o que altera o colágeno e faz com que a pele perca sua elasticidade e firmeza. Além disso, beber prejudicar o fígado, o que dá à pele uma terrível tonalidade amarelada.

Então, não entre em pânico, pois a velocidade na qual você envelhece depende em grande parte do estilo de vida que você tem. Por isso, cuidar dos seus hábitos e melhorar seu estilo de vida te proporcionará grandes benefícios, não só parecer e se sentir mais jovem.

Agora você já sabe, evite por completo estes hábitos prejudiciais e você notará grandes mudanças não apenas na sua aparência, mas você também irá se sentir muito mais jovem e renovada.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 deslizes na aparência que devem ser evitados


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.