Você entra no mar e a sua menstruação para? Motivos e conselhos para curtir a praia dur

CELEBRIDADES

Você entra no mar e a sua menstruação para? Motivos e conselhos para curtir a praia durante o período menstrual

Date 4 de abril de 2018

Quantas vezes você ficou decepcionada pensando que suas férias planejadas vão coincidir com o seu ciclo menstrual? Apesar disso, muitas de nós percebem que, ao entrar na água, a menstruação desaparece. Mesmo assim, o sangramento mensal costuma se tornar um aborrecimento por causa das dores e de alguns prejuízos relacionados a ele.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Como usar as 4 fases da menstruação para viver e trabalhar melhor

Por isso, hoje queremos explicar como se relacionam as fontes de água com o desaparecimento da sua menstruação e dar alguns conselhos para que você nunca deixe de curtir a felicidade das suas férias.

Por que não sangramos ao entrar na água?

A primeira coisa que queremos explicar é que por nada no mundo você deve pensar que, ao entrar na água, sua menstruação é interrompida – como costumam dizer por aí. O que acontece ao entrar em qualquer grande fonte de água, seja o mar, um rio, um lago ou uma piscina, é que a gravidade não age da mesma maneira como ao ar livre.

A gravidade é o motivo pelo qual temos o sangramento vaginal que conhecemos como menstruação. Quando o sangue se desprende do nosso endométrio, é a gravidade que o direciona para o centro da Terra. Quando estamos dentro do mar, a densidade é muito maior e a força da gravidade tem mais trabalho para puxar esse fluido, que permanecerá dentro das suas partes íntimas até que você saia ao ar livre.

Quando a menstruação pode ser uma preocupação dentro da água?

Você deve saber que nem sempre a densidade da água poderá parar o sangramento, pois a pressão interna do seu organismo pode expulsar o sangue – inclusive quando você ainda está dentro do mar, como ao rir muito, espirrar ou tossir.

Você também deve tomar certas precauções caso tenha um fluxo abundante, pois assim que você sair da água poderá começar a expulsar todos o material existente até o momento. Você sempre deve levar uma toalha ou uma saída de praia para que possa usar imediatamente ao sair do mar e ganhar tempo até que possa colocar um absorvente.

Que dispositivos ou produtos de higiene menstrual deveríamos usar dentro da água?

Caso você não se sinta confortável entrando na água desprotegida quando estiver menstruada, você poderia usar dispositivos internos, como os absorventes internos ou o coletor menstrual. Neste caso, os absorventes normais não são recomendáveis.

Lembre-se sempre de se limpar corretamente assim que tiver saído para evitar irritações e manter uma higiene adequada.

Benefícios de nadar durante o período menstrual

Existem muitos mitos em relação ao período menstrual e fazer exercício durante ele é um deles. Diferentemente do que muitos pensam, os exercícios aeróbicos costumam estimular a produção de certos hormônios que têm funções analgésicas, como as endorfinas. Nadar pode ser muito benéfico.

No entanto, cada mulher é um mundo à parte e é sempre importante escutar o seu corpo; se você se sente fraca e as cólicas são fortes, é melhor descansar.

O que você achou desses dados sobre a retenção do sangramento dentro da água? Certamente esta informação e os conselhos serão úteis para você aproveitar mais as próximas férias no mar se estiver menstruada. Se você achou o artigo interessante, compartilhe com amigas e familiares para que elas também fiquem a par do assunto.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 8 condições que mudam ou atrasam sua menstruação


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.