Deu um fora gigante? Veja as recomendações dos especialistas para conseguir sair de uma

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Deu um fora gigante? Veja as recomendações dos especialistas para conseguir sair de uma situação vergonhosa

Date April 11, 2018 19:53

O que fazer quando você se encontra em uma situação incômoda e vergonhosa ou em um fora daqueles? Todas as pessoas já passaram por muitos momentos nos quais quiseram desaparecer da face da Terra. Estes momentos limitam a capacidade de encontrar soluções, enxergar outras opções ou simplesmente saber como responder diante da situação. Quando você está tão focado na vergonha que está passando, o cérebro e as emoções não conseguem ver o outro lado da moeda.

via GIPHY

Passar por situações constrangedoras e desconfortáveis é algo de que ninguém escapa, e se sentir frustrado em meio a situação é completamente normal. Mas um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Comportamento e Tomada de Decisões da Universidade de Carnegie Melon demonstrou que há uma maneira melhor de enfrentar aqueles momentos embaraçosos ou negativos dos quais ninguém parece estar isento.

Vladislav Lazutin / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Por que algumas pessoas sentem vergonha ao receber um elogio?

Este estudo, realizado com estudantes no momento em que foram diagnosticados com doenças sexualmente transmissíveis, mostra que a melhor maneira de enfrentar as situações negativas é se pondo no lugar de uma terceira pessoa alheia à situação. Ou seja, não ser mais o protagonista, mas ver a situação do lado de fora e assim poder neutralizar todas as emoções de vergonha e baixa autoestima que a situação causa.

Se não fizermos isso, muitas vezes a situação pode ficar pior conforme as decisões são tomadas, como ocultar informações importantes ou não pedir a informação correta para evitar um julgamento ruim ou um mal-entendido.

Normalmente, as pessoas julgam a si mesmas de uma maneira muito dura pelo erro cometido e isso as impede de encontrar a solução. Em vez disso, na hora em que você se envolver em uma situação vergonhosa, tentar se colocar no lugar de uma terceira pessoa fará com que você veja as coisas de outro ângulo, libertando assim o protagonista de qualquer culpa e responsabilidade, ajudando que ele consiga um caminho melhor e uma solução para mudar o rumo da situação.

via GIPHY

Afinal, tudo na vida pode ser feito novamente. Ao mudar os procedimentos, conquistam-se resultados diferentes e, provavelmente, com a experiência adquirida, resultados melhores.

Fonte: Mujer Hoy

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Especialistas apontam que “soltar gases” na frente do companheiro faz bem para o relacionamento


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.