Ir ao dentista revela mais do que apenas cáries: 5 doenças

CELEBRIDADES

Ir ao dentista revela mais do que apenas cáries: 5 doenças que podem ser detectadas por meio da saúde bucal

Date April 17, 2018 17:32

Ninguém gosta de receber notícias ruins. Entretanto, quando visitamos o dentista, subestimamos a capacidade deste especialista para detectar uma grande quantidade de doenças. Uma boa saúde dental é reflexo de uma boa saúde em geral e a forma como você cuida de sua boca reflete como você cuida do seu corpo também.

A próxima vez que você for ao dentista, ele pode te dar uma pista sobre estas 5 condições:

1. Problemas cardíacos

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Illinois em Chicago, Estados Unidos, dentes meio soltos e gengivas inflamadas podem ter relação com a saúde cardiovascular. Isso se deve ao fato de que se você têm uma doença na gengiva como a periodontite, por exemplo, as bactérias nas gengivas podem também afetar o coração e gerar doenças nas artérias coronárias. As bactérias também podem aumentar o risco de doenças cardíacas ao contribuir para a formação de coágulos.

2. Diabetes

Syda Productions / Shutterstock.com

Segundo os dentistas, esta é a doença mais fácil de identificar e que se detecta com mais frequência nos pacientes, já que sangramento de gengivas e dentes soltos são sinais de diabetes. Além disso, os diabéticos também tendem a ter uma cicatrização mais lenta.

3. Osteoporose

Crevis / Shutterstock.com

A osteoporose não causa mudanças nos dentes, mas sim nos ossos que os sustentam. Por isso, pode-se ver a gengiva aparente e dentes soltos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Os 7 melhores remédios caseiros para remover o tártaro de seus dentes e gengivas

4. Transtornos alimentares

VGstockstudio / Shutterstock.com

Por natureza, as pessoas com anorexia e bulimia tratam de esconder o problema, mas um dentista pode ser o primeiro a detectá-la. Isso se deve ao fato de que os transtornos alimentares podem causar uma nutrição deficiente, que pode levar a problemas como o sangramento das gengivas e a secura bucal. Além disso a erosão nos dentes da frente pode ser um sinal de vômito forçado em uma pessoa jovem com bulimia.

5. Secura bucal

Vladimir Gjorgiev / Shutterstock.com

A saliva pode ajudar a eliminar as bactérias e os restos de alimentos que causam cáries e doenças nas gengivas. Se a pessoa não produz saliva o bastante, o dentista pode recomendar que se aumente a ingestão de líquidos ou até sugerir um substituto da saliva.

Definitivamente, a visita anual ao dentista nunca deve ser subestimada nem limitar-se à remoção de cáries, pois podemos ter algumas surpresas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 sinais na boca que indicam problemas de saúde que vão além dos dentes


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.