Um problema mais comum do que pensávamos: entendendo a gravidez psicológica em nossos animais de estimação

Animais

July 19, 2018 22:08 By Fabiosa

A gravidez psicológica, gravidez fantasma ou pseudogravidez em cães é um comportamento de gravidez que acontece com as cadelas após o período de estro (cio) mesmo que elas não tenham tido nenhum contato sexual com um macho e não estejam realmente esperando filhotes. É um problema que ocorre em muitas fêmeas cada vez que elas passam no período do estro.
 

Sanyalux Srisurin / Shutterstock.com

Por que isso acontece e o que as cadelas fazem quando têm esse problema?
 

Depois que uma cadela tem um ciclo de estro ou cio, seus ovários produzem hormônios que preparam o útero para receber um feto. No entanto, se ela não está grávida, esses hormônios permanecem ativos por pelo menos 4 semanas, criando uma predisposição psicológica para que a cadela pense que está grávida. A predisposição não é apenas em nível de comportamento, e existem fêmeas cujos seios incham e têm outros sinais físicos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Rubble, o gato balzaquiano considerado o mais velho do mundo

Gladskikh Tatiana / Shutterstock.com

 

 

Entre os comportamentos apresentados pelas cadelas, destacam-se os "adotar" algum objeto inanimado como filho ou até mesmo um filhote de outro animal. A cadela o acaricia, leva-o para todo lado e ficará chateada se tentarem tirá-lo dela. Outro comportamento é começar a fazer um "ninho" em algum lugar silencioso e longe de casa. Mudanças no seu apetite também podem ocorrer, seja comer mais ou comer menos ou querer comer coisas pouco comuns.
 

Como se trata?

Os casos menos extremos geralmente não requerem tratamento e se resolvem após 2 ou 3 semanas. Se, no entanto, a mudança de comportamento ou outras alterações físicas forem muito graves, os tratamentos que os veterinários prescrevem são geralmente sintomáticos, além de recomendar medicamentos diuréticos para evitar a produção de leite e a retenção de líquidos.

É altamente recomendável para as pessoas com animais fêmeas que não pretendem cruzá-las realizar uma ovario-histerectomia (castração), que consiste em remover cirurgicamente os órgãos reprodutivos internos e evitar futuros problemas de falsas gestações.
 

Branislav Nenin / Shutterstock.com

Se você tem uma cadela com esses sintomas, a primeira coisa é manter a calma e mantê-la sob observação. É aconselhável filmar alguns dos comportamentos incomuns a fim de mostrá-los ao veterinário, que é o único que pode prescrever algum tipo de medicamento para tratar os sintomas mais graves. Por fim, dar muito amor e compreensão para nossos amigos caninos é o mais importante para eles.
 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Obesidade não é só uma preocupação humana! Saiba quais são os riscos do sobrepeso nos pets e o que fazer para dar conta do problema


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.