A janela de Johari: um teste que, com apenas duas perguntas, revela quatro aspectos ocultos da sua personalidade

A “Janela de Johari” é uma técnica ou ferramenta das Ciências Psicológicas inventada em 1955. Esta ferramenta é capaz de revelar quatro áreas do “eu” de cada pessoa. Para começar, você só precisa ter em mãos lápis e papel e, claro, ser honesto com você mesmo.

Passo 1: Faça um quadrado com estes números nos cantos

Passo 2: Responda às duas perguntas!

 

Estas duas importantes perguntas devem ser respondidas com um valor de 0 a 100. Para a primeira pergunta (Quanto escuto do que os outros dizem de mim?), utilize a escala horizontal de cima. Para a outra pergunta (Quanto me atrevo a dizer o que penso aos outros?), utilize a linha vertical da esquerda (ver o exemplo a seguir).

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Saiba como a psicologia pode te ajudar a perder peso

Tente não colocar 50%, pois geralmente isso não é verdade. Uma vez tomada a decisão, faça as marcas da seguinte forma (exemplo):

Depois de feitas as marcas no valor correspondente, divida o quadrado em questão em outros quatro quadrados. A partir da linha de cima, trace uma linha reta vertical para baixo. Você deve fazer o mesmo com a marca da esquerda, traçando uma linha horizontal para a direita.

Passo 3: Avaliar o resultado

A janela que você criou tem quatro partes. Cada uma representa um aspecto diferente da sua personalidade.

 

 

 

  • Desconhecida: é o que não conhecemos de nós mesmos por não escutar os outros e o que ninguém conhece porque não queremos mostrar.
  • Oculta: é o que conhecemos de nós mesmos, mas que não mostramos aos outros.
  • Cega: é o que não queremos reconhecer em nós mesmos. Ou seja, é o que os demais veem, mas que nós nos recusamos a reconhecer.
  • Livre: é o que os outros conhecem e nós também.

Segundo os psicólogos, uma pessoa mentalmente saudável não deveria ter uma área desconhecida muito grande. Isso porque aí é onde nascem os medos, desejos frustrados e traumas dos quais nem nos lembramos. Da mesma forma, uma área cega muito grande significa que não nos conhecemos bem e uma área oculta muito grande quer dizer que não somos honestos com os outros.

John Gomez / Shutterstock.com

Outra coisa que uma personalidade “ideal” tem é uma área livre maior que as outras. No entanto, também é necessário que as pessoas tenham certa privacidade, porque uma área 100% livre poderia indicar algum problema.  

Andrii Vodolazhsky / Shutterstock.com

A Psicologia é um campo extremamente interessante. Este teste dá uma ideia sobre como lidamos com a nossa personalidade e o nosso “eu” e o que mostramos ao mundo. Afinal, se o resultado dessta janela não for como o desejado, não acontece nada; basta fazer os ajustes necessários para sermos pessoas transparentes e saudáveis de forma equilibrada.

Fonte: Wikipedia

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Estudiosos descobrem que temos pelo menos 26 tipos de emoções básicas


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.

Recomendamos