A saúde das mãos é fundamental: 7 doenças bastante comuns das mãos que são desconhecidas por muitas pessoas

Saúde e Estilo de Vida

June 11, 2018 17:10 By Fabiosa

As mãos são uma parte do corpo na qual não prestamos muita atenção e isso é surpreendente, pois dependemos totalmente delas. Nesse sentido, é importante que as observemos com maior atenção, já que elas podem nos dizer muito mais sobre a nossa saúde do que pensamos. Estes são 7 sintomas que se manifestam nas mãos e que podem revelar outros problemas no nosso organismo:

1. Tremor

Ter um leve tremor nas mãos não deve ser motivo de susto, pois na maioria das vezes isso se deve à ingestão excessiva de cafeína ou consumo de alguns medicamentos. Entretanto, um tremor repentino e sem explicação aparente pode ser causado por Parkinson ou outro problema no sistema nervoso.

2. Unhas fracas ou quebradiças

Quando nossas unhas estão muito fracas e parece que não se recuperam mesmo que façamos algum tipo de tratamento, mais do que um problema estético, isso pode indicar uma grande deficiência de zinco no organismo.

3. Dedos azuis ou muito pálidos

As pontas dos dedos que mudam de cor variando entre o branco, azul ou vermelho podem indicar a presença da síndrome de Raynaud. Este problema causa frio nos dedos das mãos e dos pés e pode ser acompanhado de dor, formigamento e rigidez.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 11 razões para ir ao médico se você estiver sentindo dormência nas mãos

4. Vermelhidão no pulso

A alergia ao níquel é muito mais comum do que podemos pensar. Lamentavelmente quem padece desde mal deve deixar de usar relógios, pulseiras ou anéis que tenham esse material, já que o contato constante com ele pode acabar gerando protuberâncias na mão ou pulso, que às vezes se transformam em bolhas.

5. Dedo em Gatilho

Esse é o nome pupular para um problema medicamente conhecido como tenossinovite, uma inflamação de algum dos tendões que atravessam nossos dedos. O problema é mais comum nas mulheres do que nos homens e afeta quase sempre o dedo anelar ou polegar.

6. Síndrome do Túnel do Carpo

É um problema bastante comum nas mãos das gerações mais jovens. O uso excessivo do celular e dos teclados pode produzir um inchaço que comprime o nervo médio, que vai do punho até a mão. Essa doença pode ser bastante dolorosa e produzir um formigamento temporário dos dedos.

7. Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune e crônica que causa a descamação da superfície da pele e pode aparecer nas mãos ou unhas, entre outras partes do corpo. Ela está associada a outros problemas, como a artrite e doenças cardiovasculares.

Nossas mãos são provavelmente as extremidades mais importantes do nosso corpo. Dessa maneira, devemos dar atenção especial a elas e cuidar para que não tenhamos esses problemas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pálpebras tremendo pode ser sinal de outras doenças, como a pressão alta


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.