Evite e diminua as dores em seus pés com estes exercícios

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Evite e diminua as dores em seus pés com estes exercícios simples

Date May 16, 2018 19:36

Os pés são um suporte fundamental do corpo, mas muitos esquecem sua importância sendo que todos nós devemos cuidar deles para evitar tanto a dor nos pés como nos quadris, costas e joelhos.

Damos muitos passos diariamente, e se você quiser evitar ou reduzir a dor e o inchaço, estes exercícios simples podem fazer parte da sua rotina:
 

"Curvar" os dedos

Para dentro e para fora, encolha os dedos e, em seguida, estique-os. Este simples movimento fortalece os dedos e o pé.
 

Você pode melhorá-lo pegando um lápis entre os dedos, deixando-o no chão e pegando-o com esse mesmo movimento novamente. Segure por 10 segundos e solte. Repita 5 vezes por pé.

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Flexões com faixas elásticas

Esse exercício ajudará a esticar os músculos menores e mais duros do pé e também favorecerá as panturrilhas. Fortalecê-los melhorará o equilíbrio, evitando lesões.
 

Sente-se no chão para que seus pés fiquem à sua frente, coloque a faixa em uma superfície pesada como uma cadeira ou uma cama firme e a outra extremidade na parte superior dos pés.
 

Agora, enquanto está sentado, deslize para trás até a faixa gerar tensão no pé. Ou você pode ser o suporte e fazer ao contrário.
 

Outro uso que você pode dar às faixas elásticas é este, que é ideal quando você não tem uma superfície pesada onde colocá-las:
 

 

Caminhar sobre os dedos

Você não precisa ser um dançarino experiente, pois é algo muito mais suave. É muito simples: ande na ponta dos pés por 20 segundos, descanse e repita mais 5 vezes.
 

Este movimento fortalece os ligamentos e os músculos ao redor do tornozelo. Você pode fazê-lo 2 vezes ao dia ou várias vezes entre suas atividades diárias; por exemplo, quando você limpa sua casa.
 

Flexão ou rotação do tornozelo

Os tornozelos têm pouca mobilidade, por isso é importante movê-los para torná-los mais flexíveis. Um tornozelo afetado pode causar dor no resto do corpo, como as costas, joelho ou quadris.

Para dar movimento a essa parte do corpo, você pode se encostar a uma parede ou se sentar, se tiver pouco equilíbrio, e estender uma perna.

Você pode girar no sentido horário e vice-versa, ou se preferir um movimento mais suave, levante e abaixe o pé desde o tornozelo. Isso pode ser feito 10 vezes por pé.
 

Passos sobre uma bola

Com uma bola pequena como de softball ou tênis (ou você pode usar qualquer objeto arredondado e pequeno em diâmetro), você pode fazer este exercício que tem função de automassagem. Apenas passe os pés sobre a bola exercendo pressão e colocando todo o peso nela.
 

Lembre-se de que a prevenção é a principal medida a adotar se você não quiser essas dores. Então, além de fazer esses movimentos, usar sapatos de tamanho adequado é importante, ainda mais se você pratica esportes como correr, em que o pé recebe maior impacto.
 

Em caso de dor, se esses exercícios não ajudarem ou a dor já estiver muito intensa, você deve consultar um médico e procurar ajuda de um fisioterapeuta.
 

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