5 sintomas bastante comuns em pessoas que sofrem de transtor

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

5 sintomas bastante comuns em pessoas que sofrem de transtorno obsessivo-compulsivo

Date May 16, 2018 22:04

Você nunca sai sem o desinfetante para as mãos? Você tem seu guarda-roupa organizado com perfeição? Qualquer um desses comportamentos pode ser simplesmente um reflexo da natureza e da personalidade de uma pessoa, mas há casos em que eles podem ser sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Em que consiste o Transtorno Obsessivo Compulsivo? As causas, sintomas e tratamentos do TOC

 

Como você pode saber se esses comportamentos exigem ajuda profissional? A verdade é que saber se uma pessoa tem sintomas de TOC não é fácil; tudo depende da frequência com que uma atividade é repetida, explica Jeff Szymanski, PhD, especialista no assunto. Mesmo assim, existem certos padrões que podem indicar o distúrbio completo. Aqui estão 5 sintomas muito comuns:
 

1. Lavagem compulsiva das mãos

A lavagem compulsiva das mãos ou o uso constante de desinfetante é tão frequente em pessoas com TOC que existe uma categoria de pacientes que são conhecidos como "lavadores". O impulso vem geralmente do medo dos germes (a obsessão mais comum que é observada no TOC), mas também pode estar enraizado no medo de transmitir doença para os outros ou de ser impuro ou imoral.

Quando procurar ajuda?

Se você acha que os germes continuam lá mesmo depois de lavar as mãos, se você se preocupa que não as está lavando bem ou tem medos irracionais sobre contrair doenças se não as lavar, isso poderia ser um sinal de que você está obcecado.

2.  Limpeza excessiva

Pessoas com TOC que se enquadram na categoria de "lavadoras" também tendem a limpar compulsivamente. Tal como acontece com a lavagem das mãos, a limpeza da casa é muitas vezes uma forma de aliviar a germofobia ou os sentimentos de impureza.
 

Qando buscar ajuda?

Se você passar horas limpando a casa, isso está quase certamente relacionado ao TOC. Se você sente que, ao não limpá-la, você fica terrivelmente ansioso e temeroso, então você precisa procurar ajuda.

3. Você checa tudo mais de duas vezes

Os chamados comportamentos de revisão consistem na necessidade compulsiva de ter que confirmar mais de duas vezes que tudo o que fazemos está certo. Por exemplo, certificar-nos de que fechamos bem uma porta até 20 vezes é um sintoma definitivo de TOC. As razões que motivam esse comportamento podem ser devidas ao medo de cometer um erro, ser ferido ou ter um enraizamento doentio de responsabilidade.

Quando buscar ajuda?

É normal verificar algo ocasionalmente, mas se o controle interfere com a sua vida diária (faz você chegar atrasado ao trabalho, por exemplo) ou se torna um ritual que você não consegue evitar, isso poderia ser um sinal de TOC.
 

 

4. Conta tudo em números

Algumas pessoas com TOC realizam tarefas de acordo com um determinado padrão numérico ou contam para si mesmas enquanto fazem coisas cotidianas (como subir escadas ou limpar). Esses comportamentos podem ser motivados por superstições.
 

Quando buscar ajuda?

É tudo sobre contexto: esse comportamento faz sentido em sua vida? Por exemplo, se a contagem pode ser uma boa distração ao caminhar até o carro ou subir as escadas do escritório, então ela não tem que ser um problema.
 

5. Você se assusta quando as coisas não são simétricas

Embora isso ocorra com mais frequência em crianças com TOC, a necessidade de simetria pode ser levada até a idade adulta. Para uma pessoa com a condição, isso pode significar fazer as coisas em ambos os lados do corpo o mesmo número de vezes ou alinhar os objetos de uma maneira especificamente organizada.
 

Quando buscar ajuda?

Ser organizado e apreciar a estrutura não é necessariamente um sintoma, mas quando esse comportamento se torna uma necessidade repetitiva, você pode começar a se preocupar.
 

Resumindo, os sintomas desta doença não parecem ser tão fáceis de serem detectados. Não hesite em pedir a seus amigos se eles viram algum desses sinais se você suspeitar que sofre dessa condição.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Desmitificado: você pode usar água fria para lavar as mãos e matar tanto germes quanto a água quente!


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.