5 hábitos nocivos para a saúde que você achava que eram b

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

5 hábitos nocivos para a saúde que você achava que eram bons

Date June 4, 2018 19:24

Nos preocupamos com a nossa saúde, de maneira que tratamos de fazer tudo que esteja ao nossa alcance para nos cuidar. Isso realmente se confirma quando vemos que ao longo dos anos cultivamos hábitos benéficos para o nosso organismo, ou pelo menos pensamos que são assim.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Conheça 5 fobias incomuns que podem afetar completamente a vida da pessoa

Entretanto, na maioria dos casos esses pequenos costumes são desenvolvidos devido a modismos que escutamos por aí e que não possuem base científica alguma. Consequentemente, pode ser que na realidade estes hábitos sejam uma perda de tempo e dinheiro, sendo que alguns podem ser até prejudiciais.

Continue lendo e conheça 5 hábitos que você pensava que eram muito bons para a sua saúde, mas que na realidade são prejudiciais:

1. Comprar produtos “naturais”

Dmitri Ma / Shutterstock.com

A primeira coisa que você faz quando vai ao mercado é procurar o selo de "100% natural", porque obviamente não há nada melhor do que comprar produtos livres de conservantes e de substâncias químicas prejuciais para a saúde, certo? Pois não é bem assim. Na realidade, a maioria dos produtos que se gabam de ser 100% naturais contém ingredientes processados, como xarope de milho com alto teor de frutose e benzoato de sódio, de acordo com o The Wall Street Journal. Isso se deve ao fato de que as federações de controle de alimentos não possuem uma definição clara do que é "natural", e as empresas se aproveitam dessa brecha legal para vender seus produtos como uma opção saudável.

2. Limpar os ouvidos

Sim, você escutou bem. Sua avó e sua mãe estavam erradas o tempo todo. Limpar os ouvidos é um hábito completamente inútil, que pode inclusive causar certas complicações graves, como dor de ouvido, perda de audição e coceira. Segundo a Academia Norte-Americana de Otorrinolaringologia, não é necessário limpar os ouvidos, muito menos com cotonetes, pois a cera serve como proteção. É verdade que não é nada bonito ver um ouvido com cera, mas essa substância age como uma barreira e limpá-la pode ser ruim para a saúde desses órgãos.

3. Dietas sem glúten

Vladislav Noseek / Shutterstock.com

Você fica inchado, sente dores abdominais constantemente ou sofre de diarreia crônica? Não? Ótima notícia, pois isso significa que você não é alérgico ao glúten e que, por isso, não há necessidade alguma de eliminá-lo da sua dieta. Essas proteínas presentes no trigo apenas prejudicam a saúde de uma pequena porcentagem da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 1% da população mundial tem a doença celíaca, mas no Brasil "não há uma estatística que defina o número de vítimas da doença". A afirmação é de Mirian Francisca, representante da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra).  

Para o resto do mundo o glúten é inofentivo. Desta maneira, seguir uma dieta livre de glúten não te proporcionará nenhum benefício para a saúde e nem te ajudará a perder peso.

4. Eliminar os carboidratos

Gamzova Olga / Shutterstock.com

Eliminar os carboidratos da dieta também pode ter um efeito contraproducente para a sua saúde. Eles são uma fonte importante de energia, mas possuem uma má reputação, já que, se você não os queima, se transformam em gordura. Mas isso não significa que todos os carboidratos são ruins. Os cereais integrais, por exemplo, são ricos em fibras e nutrientes que te ajudam a regular o peso e a te manter saudável. Simplesmente lembre-se de substituir as farinhas brancas pelas versões integrais, e aí sim você estará criando um hábito muito mais saudável.

5. Dietas detox

Evgeniia Trushkova / Shutterstock.com

De um tempo para cá, as dietas detox (de desintoxicação) ficaram muito populares. Os fanáticos juram que basta tomar apenas sucos durante uma semana e seu corpo estará livre de impurezas e toxinas acumuladas, responsáveis por tudo de ruim que acontece na sua vida. Alerta de spoiler: isso é mentira! Felizmente, nosso corpo vem equipado com o melhor sistema de desintoxicação do mundo: o fígado e os rins, de maneira que você não precisa se submeter a estas dietas extremas para eliminar as toxinas do seu corpo, pois eles fazem o trabalho por você!

Além de ser desnecessárias e te deixarem de mau humor, as dietas detox podem ser perigosas para a sua saúde. Privar seu corpo dos nutrientes essenciais por um período prolongado pode fazer com que você perca massa muscular no lugar de peso, deixar seu metabolismo lento, aumentar os níveis de açúcar no corpo e fazer com que você desenvolva hábitos ruins para a saúde, que podem até levar a um desordem alimentar.

Malyugin / Shutterstock.com

Se você o que deseja é dar um giro na sua vida e começar a levar um estilo mais saudável, não há nada melhor do que seguir uma dieta balanceada, na qual estejam presentes todos os grupos de alimentos, e sempre fazer exercícios. Não se esqueça de consultar seu médico sobre qualquer dúvida que você tenha em relação à sua saúde; eles são os especialistas e te darão os melhores conselhos para que você tenha uma vida mais saudável.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 2 receitas detox queridinhas das famosas, indicadas por especialista: misturinha de tangerina e suchá de abacaxi

 


 

Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.