Estes são os 5 tipos de câncer que mais provocam mortes ao

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Estes são os 5 tipos de câncer que mais provocam mortes ao redor do mundo

Date 17 de maio de 2018

O câncer se tornou uma das principais causas de morte no mundo. Apesar das investigações bem-sucedidas e dos avanços que são alcançados todos os dias, ainda há muito a descobrir para prevenir e tratar com sucesso qualquer uma de suas formas de manifestação.

Está cientificamente provado que alguns tipos de câncer são mais letais que outros. A organização "World Cancer Research Fund International" dedica-se à coleta de informações sobre esta doença e seus níveis de mortalidade. Com base nesses dados, fizemos uma lista dos tipos de câncer que causam mais mortes em todo o mundo. Preste atenção especial e tenha cuidado com os sintomas que eles podem provocar. Agir a tempo pode salvar sua vida!
 

5. Câncer de próstata

Jirsak / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Parada cardíaca súbita: a cada 2 minutos um brasileiro morre por esse problema. Como agir em casos de emergência?

Este é o quinto tipo de câncer que causa mais mortes no mundo. Considera-se que, em 2012, cerca de 1,1 milhão de pessoas no total adoeceram, o que representou 15% dos casos de câncer em homens. Cerca de 1 em cada 7 homens tem muitas chances de desenvolvê-lo.

Um dos fatores de risco para este tipo de câncer é a idade, especialmente os homens com mais de 50 anos e, de acordo com a etnia, os negros são os mais afetados. Segundo as estatísticas, os países mais desenvolvidos têm o maior número de casos, com aproximadamente 68% do total.

No ano de 2014, mais de 29.000 pessoas morreram de câncer de próstata nos Estados Unidos.
  

4. Câncer do pâncreas

BlueRingMedia / Shutterstock.com

Este é o quarto tipo de câncer que causa mais mortes no mundo e ocupa o 12º lugar entre os tipos mais frequentes. Em 2012, foram diagnosticados 338 mil novos casos, a maioria em estágio avançado. Cerca de 1 em 67 pessoas provavelmente padecerão dele.

O excesso de peso é considerado um dos principais fatores de risco para esse tipo de câncer. E a maioria dos especialistas acredita que mudar o estilo de vida e seguir uma dieta mais saudável pode prevenir cerca de 19% dos casos. Nos países desenvolvidos, existe o maior número de casos da doença, com 55%.
 

Os Estados Unidos são um dos países onde mais pessoas adoecem e morrem dessa doença. Em 2014, mais de 39 mil pessoas morreram no total.
 

3. Câncer de mama

aslysun / Shutterstock.com

Este é o terceiro tipo de câncer que mais causa mortes em todo o mundo e ocupa o primeiro lugar entre os tipos mais frequentes entre as mulheres. Em 2012, foram diagnosticados 1,7 milhão de novos casos, o que representou 25% de todas as mulheres diagnosticadas com algum tipo de câncer. É a quinta causa de morte em mulheres em geral e 1 em cada 8 mulheres pode desenvolvê-lo.
 

Entre os principais fatores de risco nas mulheres, está a menarca precoce, a menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, terapias hormonais e contraceptivos orais. Nesse tipo de câncer, o maior número de casos é encontrado em países em desenvolvimento, com 53%.
 

Os Estados Unidos são o oitavo país que mais sofre com esse tipo de câncer. No ano de 2014, ele provocou a morte de mais de 40 mil pessoas no total.
 

2. Câncer colorretal

aslysun / Shutterstock.com

Este é o segundo tipo de câncer que causa mais mortes em todo o mundo e ocupa o terceiro lugar entre os tipos mais frequentes. Em 2012, 1,4 milhão de novos casos foram diagnosticados no total. Aproximadamente 1 em cada 20 pessoas pode sofrer deste tipo de câncer. Considera-se que ele afeta em maior medida as populações residentes nos países desenvolvidos, e a maioria dos casos acontecem na Europa.
 

Entre os principais fatores de risco está o envelhecimento, bem como problemas hereditários se alguém da família sofreu com esse tipo específico de câncer. Segundo os especialistas, o sobrepeso e a obesidade também podem nos colocar em risco. De acordo com algumas pesquisas no Reino Unido, aproximadamente 45% dos casos poderiam ter sido evitados com um estilo de vida mais saudável, com uma dieta balanceada e a prática habitual de exercícios físicos.
 

No ano de 2014, mais de 50.000 pessoas morreram nos Estados Unidos devido ao câncer colorretal.
 

1. Câncer de pulmão

BlueRingMedia / Shutterstock.com

Esse é o tipo de câncer que mais causa mortes no mundo e o primeiro entre os tipos mais frequentes, com aproximadamente 85% do total de casos dessa doença. As estatísticas não costumam ocorrer da mesma maneira em homens e mulheres: 1 em cada 13 homens pode tê-lo, enquanto 1 em cada 16 mulheres provavelmente ficará doente.

Entre os principais fatores de risco estão os hereditários (se alguém da família já teve); a exposição a poluentes como radônio, asbesto, arsênio, cromo, níquel, berílio, cádmio ou alcatrão, entre outros; e a presença do HIV/AIDS.

No ano de 2014, somente nos Estados Unidos, mais de 159 mil pessoas morreram de câncer de pulmão.

Como você pode ver, esses parecem ser os assassinos mais letais dos seres humanos. Dois dos principais fatores que os tornam tão perigosos são o diagnóstico tardio e o estilo de vida insalubre. Então você já sabe: nunca é tarde demais para começar a fazer mudanças. E o mais importante: não deixe passar quaisquer sintomas estranhos que possam nos alertar para qualquer um desses tipos de câncer.
 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O que faz as proteínas serem encontradas na urina e por que isso pode ser perigoso


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.