Pura mágica antienvelhecimento: 18 alimentos com propriedades importantes que protegem nossa pele

Saúde e Estilo de Vida

June 12, 2018 17:05 By Fabiosa

O envelhecimento e seus efeitos na pele são uma questão que preocupa muitas pessoas, principalmente as mulheres. Existem muitos fatores que influenciam as diferenças que são sentidas nesse processo de um ser humano para outro e estão relacionados com a genética, fatores ambientais, estilo de vida e alimentação.

Muitas pessoas, especialmente o público feminino, recorrem a tratamentos com botox para melhorar o aspecto da sua pele ou evitar a chegada das rugas ou ressecamento. No entanto, às vezes as melhores soluções estão nas questões mais simples, e aquilo que comemos é fundamental para manter a maciez da pele por um tempo mais prolongado. Por isso, hoje queremos compartilhar a lista dos melhores alimentos que te ajudarão nesta árdua tarefa. Prepare-se para dizer adeus ao botox!

1. Abacate

Esta deliciosa fruta, além de nos ajudar com o controle dos triglicérides devido ao seu teor de ácidos graxos saudáveis, como o ômega 3, pode nos ajudar a manter nossa pele saudável. Isso porque ele faz parte das substâncias que naturalmente devemos produzir, embora nem sempre seja assim!

Além disso, o abacate tem vitamina E, que é um poderoso antioxidante. Por sua vez, os antioxidantes estimulam a produção de colágeno, excelente para manter a elasticidade da pele.

2. Mirtilos

Segundo algumas pesquisas sobre este pequeno fruto, uma unidade já contém uma quantidade de antioxidantes maior do que quase qualquer outro fruto. Portanto, seu consumo nos ajuda a combater os radicais livres, permitindo-nos ter uma pele renovada. Além disso, o mirtilo tem importantes funções para a proteção contra os raios solares.

3. Açafrão

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Esta excelente planta é composta em grande parte por crocina, um carotenoide que tem importantes propriedades antioxidantes. Seu consumo pode nos ajudar a eliminar os radicais livres das células, os quais são um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da nossa pele.

4. Batata ou batata-doce

Se você é fanático por este tubérculo, irá adorar saber disto. As batatas são uma excelente fonte de polifenois, betacaroteno e vitamina A, além das propriedades antioxidantes que ambos os tipos têm.

5. Cúrcuma

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Esta planta herbácea de cor alaranjada vem da Índia e tem como componente principal a curcumina. Este ingrediente especial tem efeitos antioxidantes poderosos e previne o dano celular.

Além disso, a curcumina tem efeitos anti-inflamatórios poderosos, o que pode ser muito eficiente para diminuir a inflamação e a vermelhidão do rosto devido às espinhas, entre outros.

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6. Chocolate

O chocolate, além de ser delicioso, é uma importante fonte de flavonoides no organismo humano. Eles nos ajudam com os processos anti-inflamatórios, assim como estimulam o fluxo sanguíneo nas diferentes camadas que formam a pele.

Além disso, algumas pesquisas mostram que os flavonoides ajudam a pele a se proteger dos raios solares, o que se traduz em uma melhor saúde desse órgão. Mas cuidado: para aproveitar estes benefícios você deve consumir o chocolate amargo e puro.

7. Limão, limas e laranjas

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Estas frutas cítricas são muito conhecidas por ser importantes fontes de vitamina C no organismo humano. Suas propriedades antioxidantes podem nos ajudar a eliminar os radicais livres, assim como proteger o colágeno do corpo. Além disso, estas frutas podem acelerar os processos curativos da pele.

8. Mel

O mel é um alimento saudável e eficaz que pode nos ajudar de muitas maneiras a manter a pele linda. Ele também é um excelente hidratante, pois graças às suas propriedades hidroscópicas atrai a umidade, e assim evitamos o ressecamento.

Além disso, o mel, principalmente o de Manuka, nos induz a produzir citosinas, que são os encarregados no nosso organismo de regular os processos imunológicos.

9. Nozes

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As nozes são uma excelente fonte energética para o organismo, assim como também nos fornecem vitamina E, que estimula a produção de colágeno, para manter nossa pele com mais elasticidade.

Também é uma excelente fonte vegetal de ácido graxo ômega 3. Este componente pode nos ajudar a eliminar os processos inflamatórios e também combate os eczemas, a acne e a psoríase. E, por outro lado, também nos ajudará a recuperar os óleos naturais da pele, evitando o ressecamento.

10. Pimentão

O pimentão é rico em vitaminas A e C. Ambas têm importantes funções antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres e a manter o colágeno da nossa pele.

11. Abacaxi

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O delicioso abacaxi é uma importante fonte de vitamina C para o organismo, com todas as propriedades antioxidantes que ele proporciona. Além disso, essa fruta contém uma enzima chamada bromelina, que tem importantes benefícios para a pele, pois diminui a inflamação e as manchas roxas, ao mesmo tempo em que também acelera os processos de cura.

12. Melancia

A melancia é uma importante fonte de água para o organismo, por este motivo seu consumo frequente pode nos proporcionar uma pele bem hidratada. Além disso, também é rica em licopeno, com uma importante função na proteção contra os raios solares.

13. Sementes de romã

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Esta fruta deliciosa que podemos consumir de muitas maneiras é rica em polifenois e vitamina C, que exercen uma importante função antioxidante no organismo. Portanto, podemos esperar rejuvenescimento e maciez da nossa pele se as consumirmos.

14. Chá verde

Certamente você estará pensando que o chá verde se tornou uma das infusões mais famosas do mundo. Ele é realmente muito mais saudável e tem resultados magníficos para a pele. Acontece que o chá verde possui catequina, um efeito antioxidante que é obtido de algumas plantas. Como todos os antioxidantes, ele pode nos ajudar a eliminar os radicais livres e a estimular a produção de colágeno. Além disso, como é da família dos flavonoides, também pode nos ajudar com os processos inflamatórios.

15. Tomates

Este delicioso fruto fornece uma grande quantidade de vitamina C ao nosso corpo. E, como já foi mencionado, estimula a produção de colágeno e consequentemente nos fornece uma maior elasticidade da pele. Além disso, possui licopeno e betacaroteno, ambos da família dos carotenoides, que tem importantes funções para proteger nossa pele contra os raios solares.

16. Trigo-sarraceno

Este grão excelente e nutritivo não é benéfico só para manter o colesterol dentro de níveis saudáveis, como também pode ajudar a melhorar o estado da nossa pele graças a todos os seus aminoácidos essenciais. Além disso, a vitamina C presente nele ajuda a manter a produção de colágeno.

Além disso, este alimento contém flavonoides que ajudam a melhorar os processos anti-inflamatórios, inclusive aqueles relacionados com a pele.

17. Iogurte natural ou kefir

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Em relação à pele, às vezes é necessário ir do geral para o individual. Por isso, o consumo de iogurte ou kefir pode ser benéfico, pois eles atuam sobre a saúde do trato digestivo e do sistema imunológico e previnem a inflamação, o que indiretamente beneficia a saúde da nossa pele.

18. Cenouras

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A cenoura é um alimento incrível e, quando incluída na nossa dieta, pode fazer maravilhas, e não apenas com a nossa visão. Em primeiro lugar, ela contém vitaminas A e C, poderosos antioxidantes que estimulam a produção de colágeno, o que favorece a elasticidade da pele.

Além disso, possui betacaroteno, o pigmento que dá a linda cor alaranjada a esta deliciosa raiz. A ingestão deste componente da cenoura é considerado um tratamento natural, possivelmente eficaz, para ajudar a diminuir as queimaduras solares em pessoas com pele sensível.

Como você pode ver, todos são alimentos fáceis de conseguir no mercado. Uma vez que o dano esteja presente, a alimentação adequada pode ser muito mais eficiente que os tratamentos. Por isso, é melhor mudar nossos hábitos alimentares logo para não perder tempo. Uma solução fácil e saudável para ter uma pele mais saudável durante mais tempo!

Fonte: Natural On, Red Book

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