Adolescente afirma que contraiu um perigoso parasita intestinal depois de caminhar descalço na praia

Notícias

August 2, 2018 15:09 By Fabiosa

Em inglês, eles são conhecidos como “hookworms”, o que literalmente seria algo como “vermes de gancho”. Em português o nome é um pouco menos óbvio, mas, diante da menção dessas criaturas, é normal (e saudável) ter certa precaução. Por aqui, elas são conhecidos como ancilostomídeos, os causadores do famoso amarelão.

Mas, antes de continuar com essa história, é aconselhável ter cuidado com as imagens a seguir, pois elas podem ser perturbadoras para algumas pessoas.

Podemos nos contagiar com estes parasitas intestinais, entre outras formas, ao caminhar descalço em lugares contaminados com fezes animais ou humanas, por exemplo, as praias.

Photobac / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Menina acorda sem conseguir ficar de pé e médicos descobrem um carrapato no seu couro cabeludo

Na Flórida, recentemente ocorreu um fato assustador com estes parasitas, pois uma mãe dos Estados Unidos afirmou, por meio de uma detalhada publicação no Facebook, que seu filho contraiu estes parasitas em Pompano Beach, uma praia da Flórida. A mãe do jovem faz um apelo para que as pessoas utilizem sapatos em praias com suspeita de contaminação desse tipo, especialmente se são lugares aos quais é permitido levar animais de estimação.

Monika Chodak/Shutterstock.com

Os ancilostomídeos são capazes de nos contagiar através da pele, de forma que o contato com as fezes contaminadas permite que o parasita consiga entrar no organismo. O tratamento é desagradável e caro, e o infectado enfrentará várias semanas de repouso, alergias de pele e problemas intestinais. Os médicos conseguem tratá-lo com antibióticos e medicamentos antiparasitas.

Agora, o apelo de Kelli Mulhollen Dumas, mãe do adolescente que foi infectado, é para ficar alerta e evitar a todo custo o contato com areias contaminadas.

Tudo começou quando seu filho foi enterrado na areia, como parte de uma brincadeira, e ele e vários de seus amigos foram infectados.

Nikolay / Shutterstock.com

Mesmo quando muitas pessoas não os conhecem, os ancilostomídeos são reais e muito perigosos. É preciso ter cuidado e conhecer bem a higiene das praias que você vai visitar e, se houver dúvidas, é preferível utilizar calçado sempre.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 sintomas que indicam que você tem um parasita em seu corpo