Cafeína: o que acontece quando se bebe café e quais são o

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Cafeína: o que acontece quando se bebe café e quais são os efeitos a longo prazo no corpo

Date September 21, 2017 11:31

Muitas pessoas usam o café como uma forma útil para passar o dia. A cafeína é tão popular que mais de 80% das pessoas nos Estados Unidos consomem alguma forma dessa substância todos os dias. Mas não é apenas o café que contém cafeína. Existem alguns outros alimentos que podem colocar você em risco ao ter uma dose extra de cafeína.

Devemos lembrar que a cafeína é mais do que apenas uma maneira de permanecer energético. É um estimulante que afeta todo o seu corpo. Vamos descobrir mais sobre seus efeitos a longo prazo.

A cafeína não tem nenhum valor nutricional, como também não tem sabor, ou seja, você pode nem saber que seu alimento a contém.

Em todas as suas formas, a cafeína afeta seu corpo. No início, você pode se sentir mais ativo e enérgico, mas tenha cuidado: muita cafeína pode causar alguns efeitos negativos. A Mayo Clinic afirma que a maioria das pessoas adultas saudáveis pode consumir até 400 miligramas de cafeína por dia. Isso significa que é seguro beber quase 4 xícaras de café todos os dias, mas a quantidade de cafeína pode variar em diferentes tipos de café e bebidas.

O que exatamente acontece quando você toma uma xícara de café? A cafeína funciona como um estimulante do sistema nervoso. O efeito mais visível é aumentar o estado de alerta. A cafeína faz com que você se sinta mais ativo e menos exausto, por isso é usada como ingrediente em medicamentos para tratar dores de cabeça e enxaqueca.

Os pesquisadores afirmam que beber café regularmente pode diminuir seu risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Ao mesmo tempo, esteja ciente de que a cafeína tem efeitos colaterais. Muito café pode levar a dores de cabeça. As altas doses de cafeína também podem causar irritabilidade e ansiedade.

Leia também: Cafeteria na Polônia está servindo café com leite materno

A cafeína aumenta a quantidade de ácido no estômago, e às vezes pode causar azia. Então, se você tiver problemas de digestão, consulte o seu médico para saber se é seguro consumir cafeína.

A cafeína pode causar um aumento da pressão arterial por algum tempo. Na maioria das pessoas, esse efeito não é perigoso, mas se você tem um ritmo cardíaco irregular, a cafeína pode fazer seu coração trabalhar mais. Se você tem problemas relacionados ao coração ou pressão arterial alta, consulte o seu médico para saber se há algum problema em consumir cafeína.

Bem, o café é uma maneira incrível e saborosa de se sentir melhor, mas esteja ciente de seus efeitos colaterais. Melhor prevenir do que remediar! Compartilhe esta informação útil com seus amigos e familiares!

Recomendamos para você: Café suspenso: uma tradição generosa e solidária que está chegando ao Brasil

Esta publicação é apenas para fins informativos e não se destina a fornecer conselhos médicos. O WIKR não se responsabiliza por quaisquer possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicação que resulte da leitura ou seguimento da informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.