Cálculos biliares: suas causas, sintomas e o que fazer para evitá-los

Cálculos biliares: suas causas, sintomas e o que fazer para evitá-los

Saúde e Estilo de Vida

September 20, 2017 10:07 By Fabiosa

Você já ouviu falar sobre cálculos biliares? Conheço muitas pessoas que sofrem com esse problema de saúde e eu sempre me perguntei o que provoca isso. Vamos aprender mais sobre cálculos biliares e sua prevenção.

Os cálculos biliares são depósitos solidificados de líquido digestivo que podem se formar na vesícula biliar. Uma vesícula biliar é um órgão pequeno no lado direito do abdômen, perto do fígado. A vesícula biliar armazena bile, um fluido especial que é liberado em seu sistema digestivo e essa bile ajuda o seu corpo a digerir as gorduras. Os cálculos biliares podem variar de tamanho; de pequenos como grãos de areia até grandes como uma bola de golfe.

Os cálculos biliares são muito comuns e, na maioria dos casos, as pessoas que não apresentam sintomas, não precisam de nenhum tratamento. Mas se os cálculos biliares bloqueiam um dos ductos biliares, isso pode provocar uma dor grave e súbita na parte superior direita do abdômen. Você também pode sentir dor no centro do abdômen ou dor nas costas entre as omoplatas. Náuseas e vômitos também podem ser sintomas.

Não hesite em consultar o seu médico imediatamente se:

  • a sua dor abdominal é tão intensa que você não consegue encontrar uma posição confortável;
  • você percebe o amarelamento da sua pele e dos brancos dos seus olhos;
  • você tem febre alta com calafrios.

Não sabemos exatamente o que faz com que os cálculos biliares se formem, mas os médicos dizem que vários fatores aumentam seu risco.

Sua bílis contém excesso de colesterol

Tipicamente, o seu fígado produz colesterol e sua bílis o dissolve, mas em alguns casos, o colesterol em excesso pode resultar em cristais e pedras. Observar sua dieta é a melhor forma de prevenir isso..

[jwp_place]

Sua bílis contém muita bilirrubina

A bilirrubina é um produto químico especial que se forma quando seu corpo degrada os glóbulos vermelhos. Alguns problemas de saúde forçam o fígado a produzir muita bilirrubina, que pode causar cálculos biliares.

Sua vesícula biliar não funciona da maneira correta

Quando a sua vesícula biliar não se esvazia regularmente ou não funciona corretamente, a sua bílis se torna muito concentrada, causando a formação dos cálculos biliares.

O que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver os cálculos biliares? Existem várias dicas simples.

Coma regularmente

Tente comer no mesmo tempo todos os dias. Pular refeições ou comer muito rápido pode contribuir para a formação de cálculos biliares.

Perca peso lentamente

Se você quer emagrecer, não faça isso de maneira muito rápida. Os médicos acreditam que a rápida perda de peso pode resultar em cálculos biliares.

Controle o seu peso

O excesso de peso aumenta o risco de cálculos biliares, então tente manter um peso saudável.

Referências: mayoclinic.org, nhs.uk

Esta publicação é apenas para fins informativos. Não se destina a fornecer conselhos médicos. A Fabiosa não se responsabiliza por quaisquer possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação dietética, ação ou aplicação de medicação que resulte de ler ou seguir a informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.