Lidar com a dor crônica pode ser difícil, mas, ainda assim

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Lidar com a dor crônica pode ser difícil, mas, ainda assim, há maneiras de aproveitar a vida mesmo com esse problema

Date September 22, 2017 11:26

Todo mundo experimenta algum tipo de dor ocasionalmente, e a dor é realmente uma parte do mecanismo de defesa do nosso corpo. Se, por exemplo, você abrir uma torneira para lavar as mãos e a água estiver quente, seus nociceptores (receptores da dor) enviarão um sinal para o seu cérebro e você removerá rapidamente as mãos para não queimá-las. Mas às vezes a dor pode durar semanas, meses e até anos - estas são chamadas de dores crônicas. Em alguns casos, as pessoas experimentam dor crônica sem causas aparentes, mas, na maioria das vezes, a dor crônica é causada por traumas ou problemas de saúde.

As causas mais comuns de dor crônica incluem:

- lesões ou cirurgias que você teve no passado;

- problemas nas costas;

- enxaquecas;

- artrite;

- danos nos nervos;

- infecções;

- doença inflamatória intestinal;

- fibromialgia.

A dor crônica pode ser intermitente ou constante e varia de leve a grave. Pode interferir no seu trabalho, atividades familiares e outras áreas de sua vida. Se você sofre de dor crônica, seu médico escolherá o melhor tratamento com base na gravidade, na natureza e na causa por trás da dor.

Na maioria dos casos, o tratamento envolve tomar analgésicos, que podem ser prescritos ou de venda livre, dependendo da gravidade da dor.

Outras formas de aliviar a dor crônica incluem as seguintes:

- fisioterapia;

- acupuntura;

- massagem;

- técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e tai chi;

- bloqueio do nervo - uma injeção que impede os nervos de transmitir sinais de dor para o cérebro;

- eletroestimulação;

- cirurgia para corrigir lesões que não curaram direito;

- psicoterapia, que é usada para lidar com o aspecto emocional da dor crônica.

Além do tratamento, é importante fazer certas mudanças no estilo de vida para ajudar a reduzir o estresse provocado constantemente pela dor e melhorar seu bem-estar emocional:

- ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios e dormir bem pode ajudar a aliviar o estresse causado por dores constantes;

- tente seguir uma rotina diária habitual, continue com seus hobbies e outras atividades, saia com seus amigos - tente se divertir, a dor crônica não precisa ficar no seu caminho;

- fale com seus entes queridos sobre o problema e junte-se a um grupo de apoio - estas são as pessoas que irão se simpatizar com você e fornecer o suporte necessário.

Esta publicação é apenas para fins informativos e não se destina a fornecer conselhos médicos. O WIKR não se responsabiliza por quaisquer possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicação que resulte da leitura ou seguimento da informação contida nesta publicação. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve consultar seu médico ou outro profissional de saúde.