Menopausa masculina: Ela é real e pode acontecer com qualquer homem

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Menopausa masculina: Ela é real e pode acontecer com qualquer homem

Date October 11, 2017 10:57

Menopausa masculina é um termo comumente usado para descrever mudanças dos níveis hormonais  relacionadas à idade em homens. Geralmente ocorre a partir dos 50 anos de idade, mas não afeta todos os homens. Outros nomes para este fenômeno incluem “síndrome de deficiência de testosterona”, “deficiência androgênica do envelhecimento masculino” e “início tardio de hipogonadismo masculino”; a comunidade médica prefere o termo "andropausa".

Ao passo que os homens envelhecem, seus corpos produzem menos testosterona. Em oposição a menopausa em mulheres, a menopausa masculina ocorre gradualmente: Os níveis de testosterona diminuem, em média, 1% a cada ano, a partir dos 30 anos de idade. Certas condições de saúde podem causar  uma redução dos níveis de hormônio mais precoce e rápida.

Entre os sintomas desta condição, podemos citar:

- Falta de energia;

- Depressão;

- Dificuldade para manter a concentração;

- Problemas relacionados ao sono;

- Redução da massa muscular;

- Perda de pêlos do corpo;

- Aumento da gordura corporal;

- Crescimento das mamas (ginecomastia);

- Diminuição da densidade óssea;

- Disfunção erétil;

- Diminuição da libido.

Alguns desses sintomas podem ser causados por outros problemas, incluindo efeitos colaterais de certos medicamentos, distúrbios relacionados à tireoide, depressão e abuso de bebidas alcoólicas.

Se você tiver alguns dos sintomas descritos acima, é melhor agendar uma consulta com seu médico para estabelecer o que há de errado com a sua saúde. O médico vai pedir informações mais detalhadas sobre seus sintomas, efetuar um exame físico e certamente irá pedir um exame de sangue para determinar o seu nível de testosterona.

Se os teus níveis de testosterona estiverem muito baixos, seu médico pode recomendar a terapia de reposição hormonal. Os médicos geralmente são relutantes em prescrever esse tratamento em razão dos seus efeitos colaterais, que, entre outros, pode acelerar o crescimento de tumores da próstata já existentes e aumentar o risco de problemas cardíacos. Se os benefícios dessa terapia superam os riscos para você, pessoalmente, pode ser uma opção a ser considerada.

Veja aqui o que você pode fazer para amenizar os sintomas da menopausa masculina:

- Mantenha uma dieta saudável e pratique exercícios regularmente;

- Fale para seu médico toda a verdade sobre os seus sintomas, proporcionando uma imagem clara e completa do problema para que ele possa realizar o diagnóstico correto e o aplicar tratamento adequado;

- Durma bem; se você tiver dificuldades para dormir, não hesite em falar com seu médico sobre isso;

- Tente reduzir seus níveis de estresse;

- Evitar o uso de suplementos à base de plantas: A sua eficácia é discutível, na melhor das hipóteses, e alguns deles podem até ser prejudiciais.

O propósito deste artigo é meramente informativo. Não há intenção de oferecer recomendações médicas. Perfeito não é responsável por possíveis consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração alimentar, ação ou uso de medicamentos resultantes da leitura e das instruções contidas neste post. Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico. As informações acima não substituem um diagnóstico a ser realizado por uma equipe de profissionais preparados.